Logo O POVO+
Regras do CDP serão estendidas a outras prisões
Reportagem

Regras do CDP serão estendidas a outras prisões

Edição Impressa
Tipo Notícia
[FOTO1]

A ideia é que o procedimento mais rigoroso adotado no Centro de Detenção Provisória (CDP), de melhor controle dos presos e de acesso de visitantes e de quem frequente a unidade a trabalho, seja estendido a todo o sistema carcerário cearense. A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) está prestes a publicar um conjunto de normas de Procedimento Operacional Padrão, internamente batizado de POP, para aplicar o modelo testado na CDP nas principais prisões do Estado.

 

A Procuradoria da Sejus já concluiu a análise jurídica das novas regras. Ganharão validade após portaria assinada pela titular da pasta, Socorro França, e publicação no Diário Oficial do Estado. O coordenador do Sistema Penitenciário Estadual (Coespe), Alexandre Leite, acredita que o POP passe a vigorar dentro de um mês.

 

Na próxima semana, diretores de unidades prisionais visitarão o Centro de Detenção Provisória. Os gestores farão um estágio na cadeia. Entre os testes, os agentes penitenciários federais irão pedir a tomada de decisões em situações simuladas.

 

A secretária Socorro França informou que, entre novas medidas no sistema prisional estadual, está previsto o fechamento de 40 cadeias públicas municipais e a construção de duas unidades regionalizadas, em Horizonte e Tianguá - com 500 e 200 vagas, respectivamente. (Cláudio Ribeiro)

 

Saiba mais

 

DURANTE
 

A VISITA...

 

REVISTA GERAL

 

Na entrada ao CDP, a picape em que estava a secretária Socorro França também teve o bagageiro revistado. Mesmo reconhecida, ela foi igualmente obrigada a apresentar identificação.

 

VALOR

 

Segundo a Sejus, o investimento na obra do CDP foi de R$ 24.741.537,46. Engenheiros da construtora responsável faziam acabamentos em algumas alas no dia da visita do O POVO.

 

MAIS DIAS

Sete agentes federais de execução penal estão há dois meses no Estado treinando os agentes cearenses. A Sejus pedirá extensão da permanência para replicar a formação entre demais gestores.

 

 

O que você achou desse conteúdo?