Warning: include_once(includes/paginas/opovo/online/geral/header.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/online/geral/header.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

VERSÃO IMPRESSA

Poço da Draga Moradores esperam que "urbanização" garanta saneamento

| PRAIA DE IRACEMA | A demanda é histórica. No entanto, Grupo M.Dias Branco, responsável pela requalificação do local, não sabe ainda no que consistem as ações que deve executar lá. Intervenções terão de passar por conselho gestor

01:30 | 29/08/2018
[FOTO1]

Saneamento e título da propriedade. Não exigem muito os moradores do Poço da Draga, na Praia de Iracema, além do básico e do que têm direito. No entanto, quando as demandas mais urgentes são postas de lado, eles enumeram outros revezes: a maioria das casas necessita de reparos estruturais, idosos têm dificuldade de ir a pé a postos de saúde são atendidos no Centro , crianças não conseguem ser todas matriculadas na creche mais próxima e, não menos importante, a ponte de 112 anos que identifica a comunidade está em ruínas.

[SAIBAMAIS] 

Com a requalificação proposta pelo poder público para a Praia de Iracema e, futuramente, os investimentos do Grupo M.Dias Branco na região, os moradores do Poço da Draga esperam ser, finalmente, atendidos em suas principais reivindicações. Armando Nobre de Lima, 75, lembra das muitas vezes em que representantes governamentais prometeram melhorias e nada aconteceu. "Se forem mexer no Acquario, espero que, quando ficar pronto, não coloquem a gente pra fora".

[FOTO2] 

A preocupação de Armando com a desapropriação aumentou desde que ele soube que, no último dia 10, Prefeitura e Estado firmaram acordo para que o Grupo M.Dias Branco desse continuidade às obras do Acquario, próximo ao Pavilhão Atlântico, e iniciasse a urbanização e a "exploração imobiliária", como chamaram, do Poço da Draga.

 

Marilac Lima, 50, líder comunitária e presidente da ONG Velaumar, é firme quando diz não temer despejo. "Conhecemos nossos direitos. 

 

Se vai requalificar, a gente acredita que possa vir saneamento, melhorias habitacionais, mais empregos. A comunidade não teme os equipamentos que eles começam a construir. Não mais".

 

A área que compreende o Poço da Draga passa, neste momento, por processo de regulamentação enquanto Zona Especial de Interesse Social (Zeis). Pelo calendário do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), até o próximo mês devem ser eleitos os moradores que vão compor o Conselho Gestor da Zeis. Só depois de formado este grupo é que pode ser debatido, pensado e executado o Plano Integrado de Regularização Fundiária.

 

"A gente espera até o fim do ano estar com este plano em construção. Pronto e aprovado, a meta é iniciar a execução a partir do próximo ano, diria que no segundo semestre", estipulou a diretora de Articulação e Integração de Políticas do Iplanfor, Juliana Sena. Ela garantiu que, mesmo que o plano não esteja ainda construído, qualquer proposta de intervenção estrutural na região deve, antes, ser submetida à análise e aprovação do Conselho.

 

Geraldo Luciano Mattos, do Grupo M.Dias Branco, disse que não sabe ainda quais serão as propostas para a área. "Tem oito técnicos debruçados (sobre o projeto). Não tenho respostas. Não sei se será uma exploração residencial, comercial, de quanto será o investimento". O estudo, segundo ele, está considerando questões ambientais, econômicas, de mobilidade e jurídicas. Deve ficar pronto daqui a dois ou três meses.

 

"Certeza a gente não tem, mas espera que melhore. O Poço da Draga é o começo da Praia de Iracema. Temos moradores há mais de 80 anos. O primeiro porto de Fortaleza foi aqui. Vamos ver se desta vez (a requalificação) vai vingar. E vingue em benefício da comunidade. Não queremos nenhum morador fora. Somos uma família", demarca Marilac.

 

"A melhor favela de se morar é aqui"

[FOTO3] 

Nilce vive no Poço da Draga há 57 anos, desde que se casou com um homem que morava lá. É das mais antigas moradoras da comunidade. "Daqui pra lá", demarcou, com os dedos indicadores, o território que compreende sua rua, "era só mato, cajueiro, mangueira".

 

Mesmo não sendo apegada ao mar, ela tem medo de que, com a requalificação da Praia de Iracema, seja retirada do próprio lar. "A melhor favela de se morar é aqui. A gente passa a noite todinha com as cadeiras na rua e 'num' tem quem mexa com ninguém. Nos outros cantos é todo mundo com grade nas costas, né? Tenho horror a grade. E morar em canto longe, Deus me livre".

 

Ponte Velha

 

Segundo a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), não há ainda projeto de requalificação da Ponte Velha (ou Ponte Metálica).

 

Emprego 

 

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Indústria Naval do Ceará seriam os principais empregadores de moradores do Poço da Draga, segundo a líder comunitária Marilac Lima.

 

Zeis 

 

As Zonas

Especiais de Interesse Social (Zeis) foram incluídas no Plano Diretor Participativo de Fortaleza em 2009. Até hoje, nenhuma foi regulamentada.

LUANA SEVERO

TAGS


Warning: include_once(includes/paginas/opovo/col.dir.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/col.dir.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(includes/paginas/opovo/online/geral/footer.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/online/geral/footer.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305