"A gente vai começar na região central porque consegue envolver uma parcela maior da população", explica Débora Redondo, chefe da Divisão dos Projetos de Mobilidade de São José dos Campos. O plano prevê a criação de "ruas de lazer" (que receberão atividades culturais), "rotas escolares" e a retomada do projeto "Calçada Segura", que conscientiza a população a deixar as calçadas de acordo com o estabelecido pela legislação municipal vigente.
Em Joinville (SC), a caminhabilidade está incluída no plano de mobilidade. Entre as metas, o cálculo de índices e a revisão da lei que estabelece a padronização da construção e readequação de calçadas, para que fique de acordo com o Plano Diretor de Transportes Ativos (PDTA).
"Como é um projeto novo, de 2016, a gente ainda não tem execução de uma grande obra que reflita o plano. Mas, estamos num momento de estruturação, que é construir uma lei de calçadas que possa dar clareza e objetividade pro morador construir sua calçada de acordo com uma norma geral", explica Rafael Bendo, diretor executivo de Planejamento Urbano de Joinville.
Outra meta é a criação de oito centralidades para melhorar as condições do caminhar. "São áreas determinadas pela localização dos terminais de integração de ônibus. A gente determinou um raio de 500 metros, onde o comércio e a atividade econômica são mais diversificados. Dentro dessas áreas, a gente vai ampliar a qualidade de calçadas", planeja.
"O problema de caminhabilidade é complexo e varia de cidade, de cultura, de uso de espaços públicos etc. Cada cidade vai encontrar o seu caminho pra se tornar mais caminhável. No fim das contas, todas procuram uma coisa só: qualidade de vida", resume Lincoln Paiva, mestre em Urbanismo Caminhável.