Logo O POVO+
Nas diferentes classes econômicas
Reportagem

Nas diferentes classes econômicas

Informal. Exemplos
Edição Impressa
Tipo Notícia
O "bico" do sufoco, de manter minimamente as contas pagas, acaba mais presente entre as classes menos escolarizadas e com nível de renda baixo D e E. Para a classe C, geralmente, o objetivo é conseguir comprar algo extra. "A crise incide para todo mundo, de maneira maior ou menor. É diferente apenas para aqueles que têm muito dinheiro, que investem daqui, de lá, e são atingidos de raspão", analisa a professora do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Alessandra Araújo.

 

Ela pondera que, a crise financeira, antecipada por uma política de incentivo ao consumo, acabou por transformar benefícios assistenciais em um alento econômico para as famílias. "O Bolsa Família é isso. Tem muita gente que tem o benefício e trabalha sem carteira assinada, porque essa renda extra é fundamental", detalha.

 

Alessandra explica que o desemprego, realidade que também impede o aumento do salário mínimo, pode impactar de diferentes formas quem tem mais ou menos estudo. "Se é um profissional de nível superior, as possibilidades de reposição no mercado de trabalho são mais prováveis. Mas para quem não tem, tenta se capacitar um pouco enquanto recebe o seguro-desemprego, mas ainda assim é difícil", pondera.

 

O que você achou desse conteúdo?