Logo O POVO+
Empregos desprotegidos são característicos do Nordeste
Reportagem

Empregos desprotegidos são característicos do Nordeste

Cenário. Discussão
Edição Impressa
Tipo Notícia

O "bico" ou trabalho informal existe há décadas e se acentua no Nordeste em função do desenvolvimento tardio da região, o que provoca um menor número de empregos protegidos. "Desde a década de 1940 que havia uma discussão sobre a ocupação do espaço público pelo trabalho informal. O que mostra que é por causa dessa falta de emprego mais protegido que as pessoas desenvolvem alguma atividade para sobreviver", avalia o analista de Mercado de Trabalho do Sine/IDT, Erle Mesquita.

 

O segmento informal está muito presente na economia, seja em período de crescimento ou retração. Na verdade, já é uma característica do mercado, de acordo com Erle. E pode ser de forma contínua ou não. O analista ressalta que, atualmente, o total de pessoas que, mesmo com um emprego formal. recorre aos extras ainda não é contabilizado de forma sistêmica. "Estamos fazendo uma pesquisa para saber o novo perfil dos desempregados, se eles eram formais ou informais".

 

A não contribuição dos trabalhadores informais para o sistema de Previdência, mesmo com a criação, há 10 anos, do Microempreendedor Individual (MEI), é um problema. Assim avalia Erle, que destaca o prejuízo para os trabalhadores. "Essas pessoas estão em risco de sofrer algum acidente de trabalho ou ficar doente e não ter uma remuneração ou mesmo uma aposentadoria".

 

O que você achou desse conteúdo?