Logo O POVO+
99 inicia recadastramento de motoristas
Reportagem

99 inicia recadastramento de motoristas

| REPERCUSSÃO | Após O POVO revelar esquema de fraude em contas do aplicativo, a 99 iniciou ontem processo que busca recadastrar mais de dois mil colaboradores por semana. Ação ocorre após falso motorista usar apps para estuprar jovens
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O serviço de transporte por aplicativos 99 iniciou ontem um "recadastramento geral" de todos os motoristas da plataforma em Fortaleza. Com base de operações em um dos andares do estacionamento do Shopping Iguatemi, a empresa pretende checar documentação e estado de conservação dos veículos de pelo menos dois mil colaboradores do serviço por semana.

[SAIBAMAIS] 

A ação ocorre menos de duas semanas após O POVO revelar prisão do técnico de radiologia Patrick do Nascimento, 26, que confessou ter usado aplicativos de transporte para raptar e estuprar seis jovens em Fortaleza. Além da captura do criminoso, a reportagem também revelou verdadeiro "mercado negro" de contas em apps que facilitava a prática dos crimes.

 

"Vamos checar desde toda a documentação do motorista e do veículo, até se o cinto funciona, se para-brisa está intacto, se as luzes de freio estão ligando", explica o presidente da empresa no Brasil, Matheus Moraes, em visita à sede do O POVO. "O objetivo disso é garantir que todos os motoristas sérios não sejam prejudicados. Ganham os motoristas e ganham os usuários".

 

A ausência de uma análise presencial da documentação apresentada pelos colaboradores, falha usada por Patrick do Nascimento para manter contas falsas no serviço, é um dos pontos atacados pela ação. No momento da prisão, o técnico de radiologia guardava no automóvel mais de 20 cartões de contas da 99, alimentados com dados de pacientes da clínica médica onde trabalhava.

 

Outra falha de segurança no aplicativo da empresa, que permitia o cadastro de placas falsas por usuários do sistema, também será coibida com a verificação presencial da documentação dos carros. Veículo Renault Logan usado por Patrick no momento de um dos crimes, por exemplo, estava registrado no aplicativo com a placa de uma motocicleta de outro município do Ceará.

 

Ao todo, área equivalente a 150 vagas de estacionamento de automóveis foi alugada pela empresa no Iguatemi. O atendimento aos motoristas ocorrerá das 8h às 17h, devendo o colaborador aguardar ser chamado pela empresa para agendamento do novo cadastro. Quem não comparecer ao centro da 99 após a convocação terá a conta no aplicativo bloqueada.

 

Segundo o serviço, a ação começa em Fortaleza e será levada para todo o País. O processo envolve ainda a contratação de diversos engenheiros e profissionais de segurança, que deverão atuar para ampliar medidas de proteção aos clientes.

 

Além disso, o serviço deverá investir em ações de marketing para divulgar e auxiliar os usuários no uso das novidades. Por fim, a empresa destaca ainda manter linha de atendimento 24 horas para os clientes, que pode ser acionada pelo telefone 0800 888 8999.

Estuprador confesso de pelo menos seis mulheres, o falso motorista de aplicativos Patrick do Nascimento continua preso em cela separada no Complexo de Delegacias Especializadas (Code) da Polícia Civil do Ceará, em Fortaleza. Preso inicialmente por apenas cinco dias, ele teve a prisão renovada por mais trinta dias na semana seguinte.

 

Até agora, dois dos diversos inquéritos criados para apurar crimes do técnico de radiologia já foram concluídos e enviados para a Justiça do Ceará. Os casos correm em segredo de justiça. Até agora, a Polícia trabalha com possibilidade de pelo menos dez estupros terem sido cometidos pelo criminoso.

 

Inicialmente sob responsabilidade do 15º Distrito Policial e do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP), os inquéritos foram encaminhados à Delegacia da Mulher.

 

REAÇÃO E ANÚNCIOS

[FOTO2] 

O presidente da 99 no Brasil, Matheus Moraes, visitou ontem sede do Grupo de Comunicação O POVO, em Fortaleza, acompanhado por dirigentes de Comunicação da empresa. Em conversa com jornalistas, ele apresentou novas medidas de segurança e falou sobre a preocupação da empresa em garantir a proteção de motoristas e passageiros. Segundo ele, a visita ocorreu por interesse da empresa em encarar "de frente" a questão. "Não queremos criar uma cortina de fumaça e desaparecer", diz. Ele evitou falar detalhes sobre casos de Fortaleza, que ainda correm em segredo de Justiça, mas garante que todas as vítimas terão assistência da empresa.

O que você achou desse conteúdo?