Logo O POVO+
Testemunhas não tiveram proteção após depoimento
Reportagem

Testemunhas não tiveram proteção após depoimento

Edição Impressa
Tipo Notícia

Vitória Rayane Ferreira, 13, executada pela facção após denunciar na Delegacia Regional de Caucaia o assassinato de Antônia Monalisa Fernandes Marques, 14, deveria ter sido incluída no Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente Ameaçado de Morte (PPCAM). E o pai da garota (O POVO omite o nome por questões de segurança), no Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas do Estado do Ceará (Provita). Não foram.
  

Em nota, o Ministério Público de Caucaia informou que “a inclusão nos dois programas não ocorre compulsoriamente. O primeiro requisito é a voluntariedade e o MPCE não tomou ciência da vontade de Vitória Rayane Ferreira da Silva e seu pai terem requisitado a inclusão nos programas”.
 

Na delegacia da Região Metropolitana de Fortaleza, de acordo com o escrivão Josenildo Menezes, 54, teria sido oferecida a proteção para pai e filha. Mas os dois não aceitaram.
 

Vitória Rayane denunciou o assassinato e o desaparecimento de Monalisa em 13 de dezembro do ano passado e 15 dias depois foi morta por integrantes da facção Guardiões do Estado (GDE). O pai de Rayane e outros familiares tiveram de ir embora de Capuan, em Caucaia, onde viviam.
 

O Ministério Público também informou, na resposta enviada ao O POVO, que mesmo com “a atuação intensa das facções não há registro - nas promotorias de Justiça de Caucaia - do recebimento de denúncias de pessoas que desapareceram nas comunidades onde moram” no município.
 

Segundo a nota, “em casos de pessoas desaparecidas, a investigação fica sob a responsabilidade da Polícia Civil que deve instaurar inquérito para apurar as causas do desaparecimento. Ao fim da investigação, a depender do resultado do inquérito, o MPCE atuará”.
 

A Operação Soure foi fruto de uma investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) com as promotorias de Caucaia e a Polícia Civil. (Demitri Túlio)

O que você achou desse conteúdo?