Logo O POVO+
Anuário do Ceará com conteúdo exclusivo sobre gestão dos municípios
Reportagem

Anuário do Ceará com conteúdo exclusivo sobre gestão dos municípios

Edição Impressa
Tipo Notícia
 

A novidade desta edição do Anuário do Ceará é o conteúdo exclusivo com informações e rankings das gestões municipais do Estado. Trata-se do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará-Ipece), elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado (Ipece). Em parceria com o Anuário do Ceará, o Instituto realizou a análise comparativa dos municípios cearenses nas dimensões: gestão fiscal, planejamento, transparência, resultado e eficiência.


Na Gestão Fiscal, foram utilizados como indicadores a arrecadação e a liquidez dos municípios. O indicador Efetividade de Planejamento foi gerado a partir de dados do Tribunal de Contas do Ceará (TCE) e avaliou a capacidade de planejamento e execução do orçamento por parte dos municípios. A dimensão da Transparência Municipal analisou as informações presentes nos portais de transparência dos municípios cearenses, como existência de endereço eletrônico, transparência da gestão fiscal, processos licitatórios etc.


“Tiramos uma fotografia das gestões municipais do ano de 2016 com base em algumas dimensões de indicadores”, explica Cláudio André Nogueira, diretor de Estudos de Gestão Pública do Ipece. As melhores gestões funcionam como exemplos. “É uma questão de aprendizagem e não uma análise se é bom ou ruim no sentido absoluto, mas para ver o que pode inspirar os municípios”.


As gestões dos municípios de Eusébio, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Fortaleza, Pentecoste, Horizonte, Beberibe, Maracanaú e Mombaça são, pela ordem, as dez melhores do Estado. Os municípios com melhor resultado apresentam índice de eficiência relativamente alto, transparência e saíram bem em quase todas as dimensões.


O Ipece, destaca Cláudio, sempre teve a vertente de firmar parcerias com a sociedade, e a participação do Anuário do Ceará é mais uma iniciativa para se aproximar da população. “É uma parceria muito bem vinda e que estimulamos. A ideia é produzir informações conectadas com realidade”, acrescenta.


O que você achou desse conteúdo?