Logo O POVO+
Anuário do Ceará 2018-2019 será lançado hoje no Festival Vida&Arte
Reportagem

Anuário do Ceará 2018-2019 será lançado hoje no Festival Vida&Arte

| 2018-2019 | A publicação mais antiga do Estado em circulação terá nova edição lançada hoje no Festival Vida&Arte
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

O Anuário do Ceará 2018-2019 será lançado hoje, no Centro de Eventos do Ceará, às 20 horas, na abertura do Festival Vida&Arte. A publicação apresenta em 11 capítulos informações econômicas, políticas, sociais, geográficas e culturais do Estado.

[SAIBAMAIS] 

Nesta edição, são destaques os 90 anos do Grupo de Comunicação O POVO (GCOP) e o Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM), elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O ICGM Anuário-Ipece faz o ranking das 184 gestões municipais do Estado.

 

Com mais de 140 anos de existência, Anuário do Ceará é a mais antiga publicação do Estado em circulação. A edição 2002 marcou a completa reformulação editorial e gráfica do livro, até o ano passado sob o comando do jornalista Fábio Campos.


Neste período de 2018-2019, passou a ter à frente o jornalista Jocélio Leal, enquanto editor-geral, e Joelma Leal como editora-executiva. Jocélio destaca o lançamento do ICGM como um marco para as gestões públicas do Ceará. Para ele, ao estabelecer critérios técnicos elaborados pelo Ipece, o Anuário inaugura uma nova Era na avaliação.


“Em uma sociedade cada vez mais escolarizada e com mais acesso à informação, o Anuário e o Ipece oferecem esta munição valiosa”, afirma.


Para Roberto Cláudio (PDT), prefeito de Fortaleza, a cada edição, a publicação se constitui como um documento que efetiva o registro histórico e a evolução do Estado. Para a administração pública, a publicação se configura como fonte de pesquisa nos mais diversos aspectos da vida em comunidade.


“Desde a cultura da nossa gente, os nossos fatos da política e a concretude dos projetos e empreendimentos na economia”, pontua. Segundo o prefeito, o conjunto de informações apresentadas na obra ajudará no exercício de uma visão sistêmica e enriquecedora na gestão de Fortaleza.


“O Anuário do Ceará é uma das mais longevas publicações do Estado e esta credencial já a referência como uma das mais importantes em termos de credibilidade”, avalia Beto Studart, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Ele acrescenta que, aliado a isso, a publicação conta na sua condução com um respeitado corpo de profissionais que a torna qualificada pelos critérios de apresentação, “conteúdo e seriedade no trato da informação”.


Como gestor de empresas, Beto destaca que se tornam indispensáveis aqueles instrumentos que auxiliam na leitura e interpretação dos dados de forma clara e objetiva. “A era da informação na qual todos nós estamos inseridos exige, principalmente por parte dos tomadores de decisões, um rigor cada vez mais rígido quanto à informação de credibilidade”.


Com o objetivo de possibilitar inferências e leitura de cenários, o Anuário do Ceará utiliza os recursos do Big Data, sendo pelo terceiro ano publicado também na versão online, explica Renilton Oliveira, diretor executivo da Conjecto BI Solutions.


A empresa apoia a preparação e visualização dos dados, além da construção dos modelos de análises. Com o uso da ciência de dados, o formato digital permite pesquisas personalizadas e navegação mais intuitiva. “Acompanha a tendência mundial que é usar dados para enxergar, antecipar ou modificar o futuro”, aponta Renilton.


Já o projeto gráfico da obra abordou de forma lúdica os 90 anos do Grupo de Comunicação O POVO. Cada capítulo foi ilustrado pelo artista gráfico Carlus Campos com um mosaico de ícones de determinado período, iniciando em 1928, ano de fundação do O POVO, até 2018, de forma a contemplar o legado da companhia. O projeto gráfico é assinado por Amaurício Cortez.


Linha do tempo


2002


Anuário do Ceará começa a ser editado em parceria do O POVO com a Fundação Demócrito Rocha. Em formato de revista, a publicação passa por reformulação editorial e gráfica.


2004


Anuário é ampliado e passa a ser publicado no formato livro, que se mantém até hoje. Nesta edição, começa a publicar fichas individuais com dados dos 184 municípios cearenses.


2005


Passa a publicar lista sobre órgãos federais com sede no Estado, assim como dados de órgãos internacionais e consulados. Apresenta ainda estrutura do Judiciário federal no Ceará e traz dados sobre o Ministério Público.


2006


Pela primeira vez, traz ranking dos vereadores mais influentes da Câmara Municipal de Fortaleza.


2007-2008


Tabelas passam a situar Fortaleza com estatísticas comparativas com as demais capitais brasileiras. Publicação traz ainda mapas turísticos com atrações e potencialidades do Ceará.


2008-2009


O Guia do Ensino Superior é ampliado e passa a conter a lista com todas as faculdades e universidades do Ceará, com especificação de cursos de graduação e pós-graduação.


2009-2010


Capítulo especial do Anuário se dedica a apresentar a história da água e a importância do bem para o Ceará.


2010-2011


A Cultura ganha espaço na publicação, que traz informações sobre os Mestres da Cultura popular do Estado.


2011-2012


Anuário homenageia Juazeiro do Norte pelo centenário.


2013


O enfrentamento da seca desde o Império até a criação dos órgãos de desenvolvimento do Nordeste é tema do capítulo especial da publicação, que traz ainda um retrato da criação do Banco do Nordeste.


2014


Publicação passa a ter capítulos específicos para economia, infraestrutura e administração pública.


2015-2016


A história da arquitetura do Ceará foi tema do capítulo especial e inspirou o projeto gráfico do Anuário.


2016-2017


Os usos e a importância do ferro e do aço para a economia do Ceará ganharam capítulo especial, com apanhado histórico e projeção de futuro para o tema. A operação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) funcionou como âncora para a discussão.


2017-2018


Capítulo especial traz homenagem pelos 80 anos de criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e discute bens tombados.


Fonte: Anuário do Ceará 2018-2019

 

 

É uma publicação que ajuda muito a todos os gestores cearenses.


CAMILO SANTANA

Governador do Ceará 

 

Acervo que é de grande referência e significação na vida de nossa gente.


ROBERTO CLAUDIO

Prefeito de Fortaleza 

 

É possível aliar ao mesmo tempo, conhecimento, entretenimento e reflexão.


BETO STUDART

Presidente da FIEC 

 

O Anuário do Ceará, sem dúvidas, se tornou uma importante radiografia do Estado.


DEPUTADO ZEZINHO ALBUQUERQUE

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará 

 

Rico documento histórico sobre o Estado, que nos presenteia com conteúdo de qualidade.


JOSÉ CARLOS PONTES

Presidente do Grupo Marquise 

 

Relevante obra de sistematização do conhecimento sobre o nosso Estado.


HENRY DE HOLANDA CAMPOS

Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) 

 

O Anuário do Ceará já faz parte de nossas vidas como relevante fonte de informação.


MAURÍCIO FILIZOLA

Vice-presidente da Fecomércio-CE

 

Valorizamos os resultados dos municípios. O Anuário é exemplo e evidencia a preocupação e a responsabilidade social

 

GERALDO LUCIANO MATTOS JR.

Vice-presidente de Investimentos e Controladoria do Grupo M. Dias Branco


A PUBLICAÇÃO EM CAPÍTULOS


Capítulo 1

Guia das Cidades

 

Apresenta o Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará-Ipece), elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado (Ipece). Em parceria com o Anuário do Ceará, o Instituto realizou a análise dos municípios cearenses nas dimensões relativas à gestão fiscal, planejamento, transparência, resultado e eficiência. Este capítulo traz cerca de 100 informações sobre os 184 municípios do Estado. O conteúdo inédito e exclusivo.

 

Capítulo 2

Fortaleza

 

Traz informações sobre Fortaleza, como aspectos geográficos, demográficos, de saúde e de cultura. É possível conhecer “Quem é Quem na Prefeitura de Fortaleza”, com perfis dos titulares das secretarias e dos 43 vereadores do Município. Em tabelas, o orçamento da Capital cearense para 2018. O leitor verá o ranking dos vereadores mais influentes da Câmara Municipal de Fortaleza, indicados pelos próprios parlamentares em votação secreta na Câmara.

 

Capítulo 3

Administração do Ceará

 

O Governo do Estado é apresentado com perfis do governador, da vice-governadora, do secretariado e dos órgãos da administração. Explica o ciclo orçamentário estadual para 2018. Traz organograma do Poder Executivo, os 50 maiores contribuintes, informações sobre o Fundo de Participação do Estado e do Município e mais.

 

Capítulo 4

Governo Federal no Ceará

 

Traz dados sobre órgãos e empresas federais, com destaque para o Banco do Nordeste e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), com sede no Ceará. Informações de órgãos internacionais e de consulados podem ser consultadas.


Capítulo 5

Infraestrutura

 

A infraestrutura do Estado é apresentada para o leitor. Um aspecto fundamental da economia e fator determinante para investimentos nos diferentes setores e sinalizador de oportunidades na sua construção. Destaque para a cobertura do Cinturão Digital, do hub dos cabos de fibra óptica, dos eixos do Transfor e das estações do Metrofor. Traz um quadro atualizado das empresas que fazem parte do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

 

Capítulo 6

Economia

 

Perfil econômico do Estado a partir de informações sobre a balança comercial, a origem e o destino das mercadorias, indicadores de desempenho dos setores que compõem o Produto Interno Bruto (PIB), bem como dados acerca da distribuição de renda. Informações sobre entidades laborais, patronais e dos principais conselhos profissionais, além da lista das empresas no Prêmio Delmiro Gouveia e no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar.

 

Capítulo 7

Representação Parlamentar

 

Perfis dos deputados estaduais, deputados federais e senadores compõem o conteúdo. Traz o resultado de pesquisa feita entre os parlamentares para escolher os mais influentes da Assembleia Legislativa do Estado e da bancada cearense no Congresso Nacional. Cada parlamentar vota em três nomes, sem ser em si. Há dados sobre o eleitorado no Ceará e por unidade da federação.


Capítulo 8


Judiciário e Ministério Público

 

Como funciona e quem são os operadores da Justiça, desde a Corte Suprema, o Supremo Tribunal Federal, até a Justiça de primeiro grau. Mostra quem é quem no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, nas Varas da Justiça Federal, tanto na comum, como na Justiça do Trabalho e Militar. Publica ainda a composição do Ministério Público.

 

Capítulo 9

Ceará Universitário

 

Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas em Fortaleza, Região Metropolitana e interior do Estado e suas formas de ingresso. O leitor tem acesso à oferta de cursos de graduação e de pós-graduação de cada IES.

 

Capítulo 10

Ceará da Cultura

 

Um guia para conhecer algumas das principais referências da cultura do Ceará, tanto em termos de bens materiais como imateriais. Os bens tombados pelo Estado, pelo Município e pela União no Ceará, além dos perfis dos Mestres da Cultura, dos bispos diocesanos e do mapa com a divisão das Dioceses no Ceará.

 

Capítulo 11

Especial O POVO 90 anos

 

Em 2018, O POVO completa nove décadas, e o Anuário do Ceará traz capítulo especial a percorrer a história do jornal mais influente do Estado. Em vasta pesquisa documental nos arquivos do O POVO.doc, unidade de geração de conteúdo e preservação da informação do Grupo O POVO, marcantes entrevistas e memória iconográfica. É feita síntese da história e enunciado dos projetos em curso.

 

Fonte: Anuário do Ceará

 

Momória

 

Uma vida junto ao O POVO



O POVO completa 90 anos de atuação no Estado. Em especial homenagem ao jornal, o Anuário do Ceará 2018-2019 traz capítulo especial sobre esses quase 100 anos de Jornalismo com credibilidade. Nesse caminhar, uma das referências à frente da profissão foi José Raymundo Costa, ex-vice-presidente O POVO, falecido em 2004. Começou no Grupo de Comunicação em junho de 1938. Nascido nas proximidades do rio Juruá, no Acre, havia acabado de chegar ao Ceará. Arrumou trabalho no jornal como contínuo, no tempo em que a impressão era feita em maquinário alemão. A empresa foi crescendo e Zé Raymundo foi acompanhando. Em 1941, chegou ao posto de gerente.

 

SERVIÇO


Lançamento do Anuário do Ceará 2018-2019

 

Quando: Hoje, às 20h, na abertura do Festival Vida&Arte, no Centro de Eventos do Ceará. Evento para convidados

 

Onde comprar o Anuário do Ceará: principais bancas e livrarias e sede do O POVO. Assinantes podem solicitar pelo (85) 3254.1010

 

Site: www.anuariodoceara.com.br

O que você achou desse conteúdo?