Logo O POVO+
Sanções ao Irã não afetam projeto da refinaria no Ceará
Reportagem

Sanções ao Irã não afetam projeto da refinaria no Ceará

Edição Impressa
Tipo Notícia


As sanções dos Estados Unidos ao Irã inviabilizam o plano do Oriente Médio ser o fornecedor da refinaria negociada pelo Governo do Estado para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), em São Gonçalo do Amarante. Mas isso não seria empecilho para o projeto deslanchar.
 

“Existem outros fornecedores em pé de igualdade para fornecer o petróleo que abastecerá a refinaria. Os chineses (sócios do projeto) querem ampliar seu raio de ação no campo energético e não deixariam o equipamento desguarnecido”, avalia Bruno Iughetti, consultor de petróleo e energia.
 

Entre possíveis fornecedores entram Arábia Saudita, Iraque e Venezuela. “São os mais concretos e com chances de negócios. A Venezuela entra pela proximidade com o Brasil e a capacidade de suas reservas”, aponta. A região do Pré-Sal brasileiro também seria outra alternativa.
 

Se as sanções permanecerem, o projeto da refinaria seria adiado? Iughetti explica que não. “Teria de haver uma iniciativa para buscar novos fornecedores, mas não causaria o adiamento do projeto por mais alguns anos. O mercado está servido de bons suppliers”.

O que você achou desse conteúdo?