Logo O POVO+
Postos da Capital abrem no fim de semana para vacinação contra a gripe
Reportagem

Postos da Capital abrem no fim de semana para vacinação contra a gripe

| INFLUENZA | Iniciada ontem, mobilização para imunizar grupos prioritários contra os vírus da gripe visa atingir mais de 2,2 milhões de habitantes no Ceará. Neste fim de semana, oito unidades devem abrir para vacinação
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Antecipando a campanha nacional de vacinação contra a Influenza, unidades de saúde de Fortaleza devem funcionar excepcionalmente neste fim de semana para imunização contra o H1N1 e outros vírus da gripe. Desde ontem, postos de saúde da Capital e de alguns municípios do Ceará começaram a imunização, direcionada apenas a grupos prioritários (veja quadro na página ao lado).

 %2b Confira os postos de vacinação que abrirão neste fim de semana 

[SAIBAMAIS]

No primeiro dia de mobilização, quem procurou as unidades de saúde enfrentou filas. Não obstante a importância da vacinação, especialistas e secretarias da saúde frisam que não há indícios de surto.

 

Conforme último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), são 24 os casos confirmados de gripe H1N1 no Ceará. Divulgado semanalmente, o balanço indicou que a confirmação da doença triplicou no intervalo e que houve mais uma morte em decorrência de complicações, totalizando quatro óbitos este ano.

 

Segundo Tânia Coelho, superintendente da rede de unidades da Sesa, essa vacinação deve ser feita anualmente devido à modificação dos vírus. “Todo ano tem estudos das cepas que estão circulando, verificando se está tendo mutação. A vacina é formada a partir disso. Como muda anualmente, as pessoas todo ano têm que se vacinar”. Ela detalha que, logo ao receber a vacina, o organismo começa a produzir os anticorpos. “Tem que esperar pelo menos 15 dias para estar totalmente imunizado. A gente orienta que os pacientes que estão no grupo de risco, se tiverem início de sintomas de gripe, procurem a assistência médica”.


Conforme Roberto da Justa, infectologista e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), a vacina protege contra três vírus. “Dois influenza A, o H1N1 e o H3N2, e o Influenza B. A vacina é muito segura, a grande maioria toma e não sente nada. No máximo, uma dorzinha no braço ou um pouco de dor no corpo. É importante dizer que as pessoas com alergia a proteína do ovo não podem tomar”.


Ana Vilma Leite Braga, coordenadora de imunização da Sesa, explica que a antecipação foi autorizada pelo Ministério da Saúde, tendo em vista que o Estado já havia recebido todas as doses. “A expectativa é muito grande nos postos. Mas as pessoas não precisam ficar preocupadas. Temos vacinas garantidas para todos os grupos prioritários”, afirma.


Ela explica que, da Capital, os lotes são encaminhados às 22 regionais de saúde, de onde são enviados aos municípios, por meio de caminhões frigoríficos. “Ficou decidido que iríamos começar hoje (ontem). Alguns municípios mais distantes ainda não tinham recebido. Mas quem pudesse começar, estava liberado. Mas todos vão estar na campanha na segunda, 23”.

O que você achou desse conteúdo?