Logo O POVO+
Aviador estava sem mantimentos
Reportagem

Aviador estava sem mantimentos

Edição Impressa
Tipo Notícia

O tenente Alexandro Prado só tinha água suficiente para sobreviver por três dias quando ejetou do xavante 4626 sobre o litoral cearense. O piloto decolou da Base Aérea de Fortaleza para a missão de treinamento sem um item importante do kit de sobrevivência: o dessalinizador, equipamento que torna potável a água do mar.
 

A informação foi confirmada pelo oficial médico do Esquadrão Pacau em depoimento ao Inquérito Policial Militar (IPM). Segundo o tenente Max Toledo, uma pessoa precisa de pelo menos meio litro de água por dia “para se manter em condições razoáveis”. Mas a provisão com o piloto acidentado era de pouco mais de um litro. “As suas possibilidades de sobrevida seriam remotas”, disse o médico.
 

Um documento interno da Base Aérea reforça a ausência do dessalinizador. O checklist dos equipamentos de segurança embarcados com os aviadores informa que “o dessalgador foi substituído por três sacos de água”. O relatório indica ainda que os pilotos decolaram para a missão de treinamento sem alguns comprimidos de emergência. “O analgésico e o antidiarréico estão faltando”. (Dante Accioly)

O que você achou desse conteúdo?