Logo O POVO+
Hospital metropolitano ou polo de saúde. Para onde vai o investimento?
Reportagem

Hospital metropolitano ou polo de saúde. Para onde vai o investimento?

| MUDANÇA | O POVO apurou que os esforços governamentais que iriam para a construção do Hospital Metropolitano deverão ser direcionados para o Distrito de Inovação em Saúde do Porangabuçu
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]


O projeto de construção do Hospital Metropolitano, em Maracanaú, previsto para a Copa do Mundo de 2014, ainda está em estudo pelo Governo do Ceará. O terreno existe, a licitação para concessão administrativa e construção foi finalizada e 19 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) aguardam a unidade, que teria perfil terciário de atendimento, de alta complexidade. O POVO apurou que o equipamento pode, entretanto, não sair mais do papel. Os esforços governamentais que seriam alocados para o empreendimento deverão seguir para outro projeto.
[SAIBAMAIS] 

“Estamos avaliando algumas alternativas para a questão do Hospital Metropolitano. Não posso adiantar agora, mas estamos analisando e em breve vamos anunciar. Que vão possibilitar com mais agilidade, com mais rapidez garantir a ampliação do atendimento à população da região metropolitana”, afirmou o governador Camilo Santana (PT). Conforme O POVO apurou, uma das alternativas é o direcionamento de contrapartidas financeiras e incentivos fiscais ao Distrito de Inovação em Saúde, que será implantado na região do Porangabuçu.

Alguns dos investimentos seriam feitos em leitos cirúrgicos, de internação e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac). As unidades estão, atualmente, com obras de ampliação paradas. Na Meac, a reforma seria para implementar 39 novos leitos de médio e alto risco neonatal. Enquanto que, para o HUWC, as intervenções teriam a missão de ampliar em 50 leitos de enfermaria cirúrgica e mais 40 de UTI.

Para o Hospital Regional Metropolitano eram previstos 432 leitos, sendo 40 de UTI e 38 semi-intensivos. A perspectiva, ainda em 2014, era de que o equipamento atendesse quase cinco mil habitantes e conseguisse desafogar unidades como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto Doutor José Frota (IJF). O terreno onde a unidade seria erguida fica em Maracanaú, às margens do 4º Anel Viário. O objetivo era ser de fácil acesso através das rodovias que cortam o Estado.
 

O presidente do Instituto de Ciência em Saúde (ICM), principal pilar do Distrito, Carlos Roberto Martins Sobrinho (Cabeto), afirma que uma equipe de planejamento ainda analisa viabilidades econômicas e sociais para os investimentos que deverão ser realizados no local. Um pacto para criação do polo de saúde foi assinado, na última terça-feira, 30, entre Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, Universidade Federal do Ceará (UFC) e iniciativa privada.
 

“Está dentro do palco de necessidades. No decorrer do projeto, não sei quando, o prédio da Meac que amplia as UTIs neonatais e de risco, e as áreas de enfermaria e leitos de UTI do HUWC, estão dentro das necessidades mais urgentes. Isto está sendo discutido sim. Será anunciado quando houver um cronograma”, afirmou Cabeto. Conforme ele, é preciso que haja um resgate da situação das unidades de saúde que formarão o Distrito (são nove ao total). O médico destacou ainda não saber se o investimento a ser feito viria dos planos previstos para o Hospital Metropolitano.
 

Questionada sobre a possível mudança de planos do Governo do Estado em relação à construção do hospital, a empresa Marquise, componente do consórcio que venceu a licitação para construção e concessão administrativa, afirmou que não recebeu nenhuma notificação pelo Governo do Estado. “E segue aguardando a emissão da ordem de serviço”, frisava a nota enviada pela assessoria de comunicação.
 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), também por nota, afirmou que o Governo avalia alternativas para a viabilidade da construção do equipamento. “Ao mesmo tempo, estão sendo tomadas medidas para a otimização do atendimento nos hospitais que já existem na Região Metropolitana de Fortaleza”, transcreveu. 

 

HOSPITAL DAS CLÍNICAS. Hospital Universitário deve ser ampliado


MEAC. Maternidade Escola pode ser beneficiada com novos leitos 


INSTITUTO DO CÂNCER. Mais uma unidade de saúde presente no bairro 


POSTO DE SAÚDE. Bairro também possui unidade de atendimento primário 

O que você achou desse conteúdo?