Logo O POVO+
Meta é que volume dos reservatórios do Ceará fique acima dos 30%
Reportagem

Meta é que volume dos reservatórios do Ceará fique acima dos 30%

Edição Impressa
Tipo Notícia


As chuvas do ano já elevaram o nível dos reservatórios. Conforme dados de ontem do Portal Hidrológico, quatro açudes estão acima dos 90% da capacidade, sendo que dois deles já sangraram: Caldeirões, em Saboeiro, e Cocó, em Fortaleza. Conforme João Lúcio Farias, presidente da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), a expectativa é de que até o final da quadra chuvosa, os reservatórios do Ceará fiquem acima dos 30% da capacidade.
 

“É a nossa expectativa, um pouco acima dos 30% distribuídos no Estado como um todo. Mas as chuvas precisam cair no lugar certo”, reforça.
 

De acordo com o presidente da Cogerh, março e abril são historicamente os meses que registram maior aporte nos reservatórios. Além de mais chuvas, ele atribui à maior umidade nos rios e riachos e maior cobertura de nuvens, que reduzem a evaporação.
 

Até agora, as melhores condições de abastecimento estão na região Centro-Norte e no Litoral, exatamente onde foram registradas as maiores quantidades de chuvas de fevereiro. Sessenta dos 155 açudes já registraram aporte. No Ceará como um todo, esse aporte foi de quase 174 milhões de metros cúbicos neste ano.
 

Apesar do aumento do volume, 121 açudes permanecem com abastecimento abaixo de 30 %, sendo 67 com volume morto ou seco. “A nossa expectativa é que essa chuva também possa se estender para a região Centro-Sul, onde estamos hoje com a situação mais crítica, que é a do Banabuiú (0,45%), e os grandes reservatórios, que são o Castanhão e o Orós (com 2,08% e 5,8% respectivamente)”, disse Farias.
 

Ainda assim, de acordo com ele, tanto a bacia do rio Salgado quanto os rios da bacia do Alto Jaguaribe começam a escoar para esses reservatórios.

O que você achou desse conteúdo?