Logo O POVO+
Comando da Aeronáutica mantém em sigilo relatório final do Cenipa
Reportagem

Comando da Aeronáutica mantém em sigilo relatório final do Cenipa

Edição Impressa
Tipo Notícia


O Comando da Aeronáutica se recusa a divulgar o relatório final sobre os fatores que podem ter contribuído para a queda do xavante 4626. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que apura as causas de todos os acidentes aéreos civis e militares no Brasil, é vinculado ao Ministério da Defesa. 


Em novembro de 2013, a reportagem do O POVO buscou obter uma cópia do relatório final do Cenipa por meio da Lei de Acesso à Informação, que havia entrado em vigor no ano anterior. O pedido foi negado. Na reposta ao requerimento, o Comando da Aeronáutica argumentou que os relatórios finais de investigação de acidentes com aeronaves militares possuem caráter reservado. “Tornar público o teor dos relatórios pode comprometer a segurança nacional, assim como expor a operação estratégica da Força Aérea Brasileira”.
 

O Comando da Aeronáutica salienta ainda que a divulgação do relatório poderia expor “atividades operacionais, estruturais e estratégicas” da FAB, assim como tornar públicas “ferramentas de guerra, transporte e arsenal”. De acordo com o órgão, essas informações “podem comprometer, de forma indelével, a defesa e segurança da nação”.


Os relatórios produzidos pelo Cenipa não têm finalidade punitiva. Servem para identificar fatores contribuintes e evitar novos acidentes. (DA)

O que você achou desse conteúdo?