Logo O POVO+
Governo descarta pedir auxílio da Força Nacional
Reportagem

Governo descarta pedir auxílio da Força Nacional

Edição Impressa
Tipo Notícia


Apesar das duas chacinas registradas no Ceará em menos de 72 horas, deixando 14 mortos nas Cajazeiras, em Fortaleza, e 10, em Itapajé, o Governo do Estado não irá pedir apoio de forças militares federais. Para o Executivo estadual, o ideal é que o Palácio do Planalto envie reforço do setor de inteligência da Polícia Federal (PF).


“A Força Nacional não foca nesse problema. As facções demandam resposta de inteligência e repressão qualificada em nível estadual, que estamos fazendo, mas se o Governo Federal mandar a Polícia Federal e uma área de inteligência para cá, é um apoio mais consistente”, ressaltou Élcio Batista, chefe de gabinete do governador Camilo Santana (PT).
 

No domingo, 28, um dia após o massacre nas Cajazeiras, o chefe do Executivo estadual cobrou do Ministério da Justiça apoio no combate às organizações criminosas. Em resposta, o ministro Torquato Jardim anunciou o envio de equipes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
 

Na mesma ocasião, o governador anunciou três iniciativas para o combate ao crime organizado: integração de várias instituições estaduais das áreas de Segurança e Justiça, um grupo especializado da Polícia Federal no Estado e uma vara do Tribunal de Justiça do Ceará voltada especificamente para julgar crimes relacionados a facções.

O que você achou desse conteúdo?