Logo O POVO+
Camilo anuncia novo prognóstico de chuvas
Reportagem

Camilo anuncia novo prognóstico de chuvas

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O governador Camilo Santana (PT) divulgará hoje prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) de chuvas do Ceará para os meses de fevereiro, março e abril deste ano. O anúncio será feito em coletiva de imprensa marcada para as 9 horas, no Palácio da Abolição.


Durante o evento, serão apresentados dados sobre as probabilidades de precipitações abaixo, acima e em torno da média para o Estado. Como trata de três dos quatro meses da chamada “quadra chuvosa” – período entre fevereiro e maio em que há maior nível de precipitações do ano –, o relatório é aguardado em clima de grande expectativa.


Segundo o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira, o Ceará já entra 2018 com reservas hídricas no mesmo nível de janeiro do ano passado. “E ainda com um agravante de que o Castanhão não tem mais como nos ‘socorrer’ totalmente, então temos que sobreviver das águas dos açudes metropolitanos”, diz.


No passado, o Ceará passou pelo sexto ano seguido de seca. Conforme mostrou O POVO da última quinta-feira, 18, o maior açude do Estado, o Castanhão, opera hoje com apenas 2,42% de sua capacidade e tem baixa média de 4 centímetros por dia em seu espelho d’água.


Desde a última quinta-feira, diversos especialistas realizam reuniões fechadas para avaliar o resultado do prognóstico. Além de técnicos da Funceme, participam do encontro estudiosos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e universidades. (CM)

O que você achou desse conteúdo?