Logo O POVO+
Obras são retiradas de exposição
Radar

Obras são retiradas de exposição

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Fortaleza se tornou palco de novo capítulo da polêmica nacional envolvendo arte e nudez. A artista plástica Simone Barreto relata que retirou obras da XIX Unifor Plástica, ontem, depois que a organização da exposição solicitou que ela trocasse desenhos do trabalho “Todas as Coisas Dignas de Serem Lembradas”.


Em entrevista ao O POVO, Simone conta que montou a vitrine com seus trabalhos no último sábado, 14. No domingo, 15, ainda segundo a artista, representantes da Universidade teriam pedido que ela sinalizasse a classificação indicativa da obra.


No dia seguinte, no entanto, ela diz que lhe foi pedido que dois desenhos fossem retirados ou trocados por outros. Mas, Simone se recusou a mudar os desenhos, justificando que a obra não faria sentido montada de outra forma.


Ainda de acordo com Simone, a vitrine onde seus cadernos estavam dispostos ficaram em local “escondido”. “Eles disseram que os cadernos só ficariam lá se eu tirasse os desenhos. E o pior: eles cobriram. Deixaram só a cabeça de fora”, relata.


Desenhos

A controvérsia surgiu em dois desenhos que abordam o corpo da mulher, desejo e sexualidade. Em uma das figuras, duas mulheres fazem sexo. Na outra, uma delas está com tinta vermelha simbolizando a menstruação. Simone diz que a Universidade “interferiu diretamente” na obra. “Faculdade e museu são lugares de pensamento crítico, de discussão e arte”, diz.

 

As obras de Simone estavam na exposição denominada “Uma constelação para Sérvulo Esmeraldo”, que foi aberta na noite de ontem, na Universidade de Fortaleza (Unifor). O responsável por escolher os trabalhos para a XIX Unifor Plástica foi o curador Ivo Mesquita. Ele escolheu 18 artistas cearenses. Ivo é ex-diretor do Museu de Arte Moderna (MAM) na capital paulista e, em Fortaleza, fez a curadoria das primeiras mostras do Museu da Fotografia.


A Unifor não prestou esclarecimentos sobre a decisão.

 

O que você achou desse conteúdo?