Logo O POVO+
Homenagem tem mensagem do papa
Radar

Homenagem tem mensagem do papa

Em mensagem aos brasileiros lida em português, papa Francisco lamentou não ter comparecido e afirmou estar com "saudades do Brasil"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

A principal celebração em comemoração aos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida teve ontem uma mensagem “surpresa” enviada pelo papa Francisco e transmitida em vídeo aos fiéis que acompanharam a missa solene no Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo.


Em português, o pontífice lamentou não ter comparecido e afirmou estar com “saudades do Brasil”. “Em 2013, durante a minha primeira viagem apostólica internacional, tive a alegria e a graça de estar no 

Santuário de Aparecida e rezar aos pés de Nossa Senhora, 

confiando-lhe o meu pontificado. Naquela ocasião, manifestei meu desejo de estar com vocês no ano jubilar, mas a vida de um papa não é fácil”, disse Francisco.
 

O papa afirmou que, impedido de estar no Brasil, nomeou o cardeal Giovanni Battista Re, prefeito emérito da Congregação para os Bispos, para representá-lo.
 

“Confiei a ele a missão de garantir a presença do papa no meio de vocês. Ainda que não esteja fisicamente presente, quero manifestar meu carinho com o povo brasileiro.”
 

Papa Francisco deixou ainda um fraterno abraço e fez um apelo à esperança, sobretudo perante “situações de desespero”.
 

“Não se deixem vencer pelo desânimo, confiem em Deus, confiem na intercessão de Nossa Senhora Aparecida”. Ao final, o pontífice afirmou que o “Brasil necessita de homens e mulheres que, cheios de esperança e firmes na fé, deem testemunho que o amor manifestado na partilha é mais forte que as trevas do egoísmo e da corrupção.”

Mensagem
Em audiência realizada na Praça São Pedro, no Vaticano, no dia anterior, o papa já havia lido uma mensagem para os fiéis e homenageado Nossa Senhora Aparecida.
 

“Saúdo todos os peregrinos do Brasil e de outros países de língua portuguesa, particularmente os diversos grupos de sacerdotes, religiosos e fiéis brasileiros residentes em Roma, que vieram a esta audiência para dividir a alegria pelo jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, cuja festa se celebra amanhã.”
 

Brasileiros que estavam no local agitaram bandeiras do Brasil e cantaram um hino em homenagem à padroeira.
 

“A história dos pescadores que encontraram no Rio Paraíba do Sul o corpo e depois a cabeça, da imagem de Nossa Senhora e que foram em seguida unidos, nos lembra que neste momento difícil do Brasil, a Virgem Maria é um sinal que impulsiona para a unidade construída na solidariedade e na justiça. Que Deus lhes abençoe”,
finalizou. 

 

Agência Estado

 

Saiba mais

 

Pela primeira vez em 15 anos, a peregrinação do professor de Educação Física Vagner Alves, de 44 anos, até o Santuário Nacional de Aparecida, foi diferente: ele trocou carro e ônibus pelos seus próprios pés. Em celebração aos 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba, Alves saiu de Paraisópolis (MG) e caminhou 135 quilômetros durante cinco dias até o Santuário no interior de São Paulo. Ao chegar à Basílica, acendeu uma vela. 

 

O que você achou desse conteúdo?