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Novo visual e nova suspensão
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Novo visual e nova suspensão

Testamos na Argentina a picape que chega às lojas em agosto. Facelift discreto, mas mexida na suspensão melhora o modelo
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Os designers procuraram o contraste com as peças fumê brilhantes (Foto: DIVULGAÇÃO FORD)
Foto: DIVULGAÇÃO FORD Os designers procuraram o contraste com as peças fumê brilhantes

A linha 2020 da Ford Ranger tem algumas leves mudanças estéticas e outras mecânicas importantes, mas algo que não mudou, os preços. Pelo menos por enquanto, nenhum diferença ante a versão atual. Começa em R$ 128.250 e vai até R$ 188.990, na topo de gama, Limited. Tem também outra novidade: a montadora apagou a versão flex do portfólio. Agora só existe Ranger a diesel. Às lojas chega em agosto. O POVO a testou em Mendoza, na Argentina, o país onde ela é produzida.

A picape média tem nova grade e para-choque, além de rodas com pintura diferente na Limited, faróis principais e de neblina redesenhados. A Ranger 2020 segue com os dois motores diesel da família Duratorq bem sucedidos, o 3.2 de cinco cilindros, com 200 cv, e o 2.2 de 160 cv. A versão XL 2.2, mirando os frotistas, também está no cardápio. Tem cabine simples e dupla e câmbio manual de seis marchas.

A suspensão da Ranger 2020 teve as principais alterações. Promete mais conforto e até ajuste conforme a capacidade de carga e peso. A Ford fez redesenhos. Mudou a barra estabilizadora; o conjunto mola/amortecedor, incluindo novo batente; fez três acertos de suspensão por classe de peso e procedeu o refinamento dos elementos de coxinização. Traduzindo o engenharinês, nas estradas de terra e no asfalto argentinos, porém, sem carga na caçamba, sentimos um carro realmente mais estável.

Outro salto. A tampa da caçamba estreia novo sistema de molas. A solução oferece muito mais leveza para abrir ou fechar. Pode-se operar apenas com uma mão. Com a inovação, reduziu de 12 kg para 3 kg o peso equivalente na sua movimentação. Não é nada, não é nada, mas faz imensa diferença. Experimente fazer o mesmo com ela e com as concorrentes.  A propósito, a tampa da caçamba passa a ter trava elétrica.

O interior da Limited, antes em tom cinza escuro, agora é na cor preto Ébano. Os designers procuraram o contraste com as peças fumê brilhantes. Os bancos oferecem ergonomia que agrada. O test-drive foi de 130 km com três jornalistas a bordo. Cada um dirigiu em média um terço do percurso. No console, a nova alavanca de câmbio tem couro e cromo fosco. O porta-copos traz uma nova pinça que melhora a funcionalidade. As laterais das portas seguem o mesmo padrão de acabamento em preto Ébano. Na versão Limited, a chave com sensor permite a abertura inteligente das portas por proximidade e a partida do motor por botão.

A persona perseguida pela Ford é o consumidor associado ao mundo do agronegócio. É o que mostram as pesquisas de mercado encomendadas pela montadora. Esta persona conhece tecnologia, viaja bastante e conhece carros de passeio de luxo. De acordo com as pesquisas qualitativas, o que este consumidor procura é, sobretudo, segurança (90%). Capacidade de carga (90%) e design exterior (85%) estão entre os itens mais valorizados.

Noutros termos, conforme disse ao O POVO o diretor comercial da Ford do Brasil, Antônio Baltar, necessariamente o agronegócio é a atividade do comprador. Mas ele está no imaginário. A quantidade de donos de picape urbanos prova a leitura.

*O jornalista viajou a convite da Ford

RANGER STORM

A montadora registrou uma nova versão da Ranger no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O mercado já lê como prenúncio de que trará a versão Storm para o Brasil. Esta já foi exibida no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado, mas como modelo conceito. Como todo carro-conceito, é de impressionar, mas significa que chegará às concessionárias igualzinho. Alguns elementos são inseridos. Não há, por exemplo, certeza sobre o uso do logotipo gigante Storm na grade frontal, tampouco o snorkel como equipamento de série.

NOTAS

- A nova Ranger 2020 é resultado de um projeto global liderado pela Austrália. Reuniu os times de design e engenharia da Ford do Brasil, Argentina, África do Sul, Tailândia, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. Além da Argentina, ela é produzida na África do Sul, na Tailândia e nos Estados Unidos, onde voltou ao mercado este ano após oito anos.

- A Ranger foi lançada na América do Sul em 1994, importada dos Estados Unidos, e em 1997 começou a ser produzida na Argentina. Desde então, já vendeu mais de 400 mil unidades na região – sendo cerca de 285 mil da nova geração global, lançada em 2012. Em 2018, foi a segunda picape média mais vendida na região. 

 

- Os faróis com máscara negra ganharam um novo conjunto ótico de formas esculturais, incluindo luzes diurnas de LED e xênon na versão Limited. As rodas também são novas, com 17 polegadas na versão XLS e 18 polegadas nas versões XLT e Limited, esta última com acabamento cinza perolizado e diamantado.

- A antena foi deslocada da frente para a parte traseira do teto e conta com GPS integrado. Os adesivos 4x4 também ganharam novo grafismo, usando a logotipia global da marca.

- É a única que oferece cinco anos de garantia.

- “A Ford é líder mundial em picapes. Vendeu mais de 1 milhão de unidades em 2018 e há 42 anos é líder de mercado nos Estados Unidos. É uma marca que traz o DNA de excelência em tecnologia e engenharia em picapes. A Ranger é legítima herdeira dessa tradição na América do Sul”, disse na Argentina Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul. 

 

- A linha já vem de série com o AdvanceTrac. O pacote contém: controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, assistência de frenagem de emergência, luzes de emergência em frenagens bruscas, controle de oscilação de reboque e os sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga, além de diferencial traseiro blocante eletrônico. A capacidade de imersão de 800 mm e de reboque de 3,5 toneladas.

Cores

A linha ganhou uma nova cor, azul Belize, e dispõe de outras seis opções: vermelho Bari, branco Ártico, prata Geada, vermelho Toscana, preto Gales e cinza Moscou, sendo esta última a cor de lançamento global.

- A versão de entrada XL vem com grade dianteira, para-choques, retrovisores e maçanetas pintados na cor preta. Como diferenciais, a versão XLS tem para-choque dianteiro, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, enquanto grade dianteira e para-choque traseiro são pintados na cor cinza Londres metálico.

- Nas versões XLT e Limited, a grade dianteira, o acabamento dos faróis, a capa dos retrovisores, as maçanetas externas e internas e o para-choque traseiro são cromados e os faróis têm projetores. Essas duas versões são equipadas também com estribos laterais do tipo plataforma.

Jangada Ford

Av. Barão de Studart, 1540 - Aldeota

Telefone: (85) 3391-6040

Ford Starfor

Av. Senador Virgílio Távora, 2655 - Dionísio Torres

Telefone: (85) 3207-8000

Crasa

- Av. Duque de Caxias, 2265 - Farias Brito

Telefone: (85) 3288-3533

- Av. Washington Soares, 7241 - José de Alencar

Telefone: (85) 3474-6262

- Rodovia BR-116, Km 4, 406 - Cajazeiras

Telefone: (85) 3270-3311

Jaysa Fortaleza

Av. Washington Soares, 1433 - Edson Queiroz

Telefone: (85) 3216-2000

 

Quanto custa 

• XLS 2.2 4×2 automática - R$ 128.250

• XLS 2.2 4×4 manual - R$ 147.520

• XLS 2.2 4×4 automática - R$ 154.610

• XLT 3.2 4×4 automática - R$ 176.420

• Limited 3.2 4×4 automática - R$ 188.990

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