Logo O POVO+
Manutenção preventiva
PopVeiculos

Manutenção preventiva

Por que o motor superaquece? O que fazer?
Edição Impressa
Tipo Notícia
An overheated car engine smokies as the radiator cools down. (Foto: GettyImages/joebelanger)
Foto: GettyImages/joebelanger An overheated car engine smokies as the radiator cools down.

O superaquecimento do motor pode ser provocado por vários fatores. Carlos Neves, técnico automotivo, explica que o mais comum é quando o líquido do arrefecimento [sistema que controla a temperatura nos motores] está vencido. "Outra hipótese é o sistema de arrefecimento, que pode apresentar algum tipo de vazamento", diz. Ele indica sempre fazer revisões periódicas, de acordo com o recomendado pelo fabricante do veículo, para evitar qualquer pane.

O que pode fazer a ignição da moto queimar?

O sistema de ignição é composto por velas, bobina e distribuição. A mistura de ar e combustível produz a força necessária que causa o movimento da moto. "As velas podem ficar contaminadas pelo consumo de combustível adulterado, ou pelo uso acima da quilometragem indicada pelo fabricante", afirma o técnico automotivo Carlos Neves.

Quando o carro ou a moto estão vazando óleo. O que pode ser?

O vazamento de óleo é uma situação comum na vida de motociclistas e motoristas. "Geralmente, esse problema é provocado por um superaquecimento do motor, devido a uma possível falha do sistema de arrefecimento ou da bomba de óleo. Com isso, as juntas e os retentores ressecam e perdem sua função de vedação", explica Carlos Neves, técnico automotivo na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Para ele, a melhor orientação é fazer a manutenção periodicamente, com troca de óleo e filtro dentro do prazo recomendado pelo fabricante.

O que é cabo de vela?

Segundo o técnico automotivo Carlos Neves, o cabo de vela é a peça que conduz a alta tensão produzida pela bobina ou transformador até as velas de ignição, sem permitir fugas de corrente e garantindo uma ignição sem falhas.

Dicas

Motociclistas

Faça um check-list semanal de luzes, pressão de pneus e níveis de óleo.

Motoristas

Faça o mesmo check-list, acrescentando uma inspeção a cada mês para verificar vazamentos e níveis de fluidos.

 

O que você achou desse conteúdo?