Logo O POVO+
O que ele tem e o que ele merecia
PopVeiculos

O que ele tem e o que ele merecia

A versão Touring marca a estreia da motorização turbo com injeção direta no HR-V
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
notas (Foto: divulgação)
Foto: divulgação notas

A linha 2020 do HR-V tem como principal novidade a versão Touring, a topo de gama. Custa R$ 139.900, enquanto a mais barata, a LX, sai por R$ 94.400. Por ser o topo, as expectativas também sobem. Em que medida elas serão atendidas, aí é uma questão do freguês.

Para ser a mais cara e completa, a Touring traz equipamentos inéditos ao modelo, como teto solar panorâmico e motor 1.5 Turbo de 173 cv, antena shark e escapamento duplo em aço inox - fundamental para quem roda no litoral, como o consumidor do Ceará.

Em São Paulo, O POVO guiou a Touring entre a Capital e a Fazenda Boa Vista, um condomínio de casas de alto padrão no município de Porto Feliz, às margens da rodovia Castelo Branco. Ao todo, 200 km de teste. Fizemos a metade, ao revezar com uma colega.

Na estrada, nada a reclamar do rapaz. O desempenho é bem compatível com as expectativas. Elas não são distantes da realidade. Abrindo o capô, explica-se. A versão Touring, como adiantado acima, marca a estreia da motorização turbo com injeção direta no HR-V. O motor 1.5 de quatro cilindros, que equipa a versão Touring, traz calibragem específica para o HR-V. Gera 173cv.

Os modelos LX, EX e EXL do HR-V 2020 são equipados com o motor 1.8 16V FlexOne de até 140 cv na gasolina e 139 cv no etanol, que é combinado à transmissão CVT - com simulação de sete velocidades e borboletas para trocas de marchas no volante, nas versões EX e EXL. A versão LX recebe câmera de ré integrada à central multimídia de 5 polegadas (sim, mais tímida).

Já a versão EXL passa a oferecer os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bem como uma nova grade frontal com acabamento em black piano (também na Touring). A central multimídia de 7 polegadas touchscreen, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, foi o que a japonesa reservou como novidade para a versão EX.

No design, depois da renovada na linha 2019, traz na Touring dianteira com a adoção de faróis principais e de neblina Full LED. A versão passa a ter - de acordo com a cor externa - a opção de acabamento na cor cinza claro ou preto para bancos - revestidos em couro - laterais de porta, console central e painel. Costuras duplas nas laterais de porta também são exclusivas do modelo Touring.

Dentro, há black piano no console. A versão Touring passa a ter - conforme a cor externa - a opção de acabamento na cor cinza claro ou preto para bancos - revestidos em couro -, laterais de porta, console central e painel. Costuras duplas nas laterais de porta também são exclusivas do modelo Touring. Traduzindo, mais nobreza ao acabamento.

Um agregado é o sistema Honda LaneWatch. Em suma, uma câmera instalada no retrovisor direito, que amplia o ângulo de visão do motorista. Serve para eliminar os pontos cegos e projetar a imagem ampliada no sistema multimídia. Um plus, mas que pode irritar o motorista que preferia continuar a olhar o GPS.

Em tempo: a nova central permite a operação de mapas do sistema de navegação do Waze, além da reprodução de músicas via bluetooth, por dispositivos portáteis, ou de serviços de streaming.

A tecnologia Smart Entry do HR-V Touring possibilita a abertura do modelo sem o uso da chave, por aproximação. Para dar partida, dedo no botão. Na parte traseira, o logotipo "Turbo" faz a diferença ante as demais versões. 

De todo modo, pelo preço pago, é de torcer a cara ter de ajustar o banco na mão mesmo. A proposta de ser topo de gama carrega aquela expectativa de um comando elétrico. Mas esqueça. Ficou para as calendas também um ar-condicionado de zona dupla (Dual zone, como queira). Tem não.  O HR-V Touring é um carro que inspira confiança e leva para a garagem liquidez - o HR-V é líder no segmento. Mas deixou espaço para ajustes em 2021.

*O jornalista viajou a convite da Honda

QUANTO CUSTA

HR-V LX: R$ 94.400

HR-V EX: R$ 101.700

HR-V EXL: R$ 111.900

HR-V Touring:
R$ 139.900

teto solar
teto solar

Teto solar, mas pode chamar de lunar

O teto solar panorâmico da versão Touring é o primeiro do tipo oferecido em um modelo da marca no Brasil. Como todo teto solar, entrega sensação de espaço e luminosidade. Ok, para temperaturas pouco amenas, aqui mais perto da linha do Equador, o recurso pode ser mais divertido à noite. Por que não chamar de teto lunar?

ANOTAÇÕES

• O HR-V traz, de série em todas as versões, o sistema de rebatimento de bancos Magic Seat, com três modos de utilização: Utility, que permite rebater os bancos traseiros e ter uma superfície plana para acomodação de bagagens; Tall, que oferece espaço para objetos altos no assoalho do veículo, como um vaso de plantas; e Long, para o transporte de volumes longos como uma prancha de surf.

• Todas as versões trazem de série ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função Brake Hold, controle de cruzeiro e faróis de neblina (halógeno nas versões LX, EX e EXL e de LED na versão Touring), bem como vidros elétricos e destravamento do porta-malas por controle.

• Na segurança, todas as versões são equipadas com controle de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA) e luzes de frenagem de emergência (ESS).

• O motor é acoplado à transmissão continuamente variável (CVT), a mesma adotada no Civic Touring e no CR-V, mas ajustada para o HR-V Touring.

MENU JAPONÊS

• O HR-V é oferecido em quatro versões, LX, EX e EXL, todas equipadas com o motor 1.8 16V FlexOne de até 140 cv e a renovada versão Touring, com o novo motor 1.5 Turbo, com 173 cv.

• Em todas as variantes, o HR-V adota transmissão CVT - com simulação de sete velocidades e alertas para trocas de marchas no volante, nas versões EX, EXL e Touring.

COM QUE COR

• O modelo está disponível nas cores: Branco Tafetá (sólido), Prata Platinum, Cinza Barium, Azul Cósmico (metálicos), Branco Estelar, Preto Cristal e Vermelho Mercúrio (perolizados).

• A versão Touring traz interior na cor cinza nas cores Branco Estelar, Cinza Barium e Azul Cósmico. As demais cores trazem interior com acabamento preto.

Honda NovaLuz

- Av. Barão de Studart, 345 - Meireles

Telefone: (85) 3306-8400

- Av. Santos Dumont, 6610 - Cocó

Telefone: 3306-8484

- Av. Washington Soares, 2891 - Edson Queiroz

Telefone: (85) 3306-8300

O que você achou desse conteúdo?