Logo O POVO+
soluções em startups
PopVeiculos

soluções em startups

Montadora francesa lança o RenaultLab em busca do talento de jovens pesquisadores e empreendedores
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
renault zoe (Foto: divulgação)
Foto: divulgação renault zoe

A Renault tem um novo espaço de inovação da marca, o RenaultLab. O ambiente fica no Cubo Itaú, em São Paulo, que se declara o maior hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina. A abertura também marcou a entrada da francesa como uma das 23 empresas mantenedoras do Cubo. E chegou compartilhando, embora com restrições. O sistema de compartilhamento (carsharing) do carro 100% elétrico Zoe começou a operar no local, mas só para quem trabalha nas 120 startups do Cubo e os 300 funcionários da montadora na cidade.

O Renault Lab passa a fazer parte do ambiente de inovação da marca que já conta com o Creative Lab, na fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná, e com o America Digital Hub, também em São Paulo. O Cubo Itaú tem como posicionamento conectar em um só lugar empreendedores, grandes empresas, investidores e universidades. Tem como foco inovação, buscando novos modelos de negócio e novas formas de trabalhar.

François Dossa, presidente da Alliance Ventures, braço de investimentos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, ratificou a estratégia no evento de inauguração. "A Renault, Nissan ou Mitsubishi não têm muitas pessoas que entendem de inteligência artificial, por exemplo, mas as startups têm".

Na relação com as startups, a companhia diz agir conforme o ritmo e a simplicidade do ambiente do meio. Não exige exclusividade e assina contratos que têm, segundo Dossa, no máximo seis páginas.

"Uma marca que tem como característica a inovação não pode parar. Com o Renault Lab queremos marcar presença neste ecossistema para oferecer nossas soluções, desenvolver projetos inovadores de mobilidade sustentável e também para a fábrica 4.0", disse Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

*O jornalista viajou a convite da Renault

COMPARTILHAMENTO

- O sistema de compartilhamento é acessado via plataforma Joycar, startup presente no Cubo Itaú, e o carregador utilizado para abastecer o veículo é em parceria com a Efacec. O preço é R$ 6 por 15 minutos.

- No mundo, o Grupo Renault foi pioneiro e é líder na venda de veículos 100% elétricos na Europa, mercado que cresceu 45% no ano passado.

- A francesa tem carsharing em parceria com a MRV (construtora com negócios no Ceará) em um condomínio de Belo Horizonte (MG). Os moradores têm à disposição duas unidades do Zoe para uso compartilhado. Em breve em outro condomínio da MRV em São Paulo.

Saiba mais sobre os projetos de mobilidade da Renault no mundo

· Moov'in Paris: serviço de compartilhamento de veículos para reserva imediata. Oferece 100 Zoe e 20 Twizy para uso compartilhado, pelo preço de 0,39 euros por minuto. A reserva é feita por app. Em Paris e em Clichy.

· Zity: compartilhamento de veículos, possui mais de 650 Zoe em Madri (ES).

· Smart Island: projeto com parceiros privados e governamentais que reúne conceitos de Smart Grids, veículos conectados, inteligentes, eco-friendly e segunda vida de bateria. Dois exemplos são Porto Santo, com 14 Zoe e 6 Kangoo Z.E., e Belle-Ile-En-Mer, com 18 Zoe e 2 Kangoo Z.E..

· Renault Mobility: compartilhamento de veículos por app, disponível em Paris, com possibilidade de reservas.

· Marcel: serviço de aluguel de veículo elétrico Zoe com motorista disponível 24h.

O que você achou desse conteúdo?