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Frontier Da Argentina e melhor

O POVO testou o modelo entre Fortaleza e o litoral de Trairi. Montadora inseriu inovações, como a Visão 360°. Suspensão também mudou

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. (Foto: jocélio leal)

A Nissan escolheu o litoral de Trairi, no lado Oeste da Costa cearense, para fazer o quarto lançamento regional da 12ª geração da Nissan Frontier. A picape agora é trazida da Argentina (a fábrica de Córdoba produz desde o fim de 2018), não mais do México. A fabricante japonesa repete que o modelo não teve apenas a mudança de fábrica.

São quatro versões. Os preços começam em R$ 136.190, na versão S com câmbio manual e tração 4x4, e vão a R$ 193.290, na opção mais completa da gama, a LE.

A Nissan oferece duas opções de potência para o mesmo motor. A versão S 4x4 tem 160 cavalos de potência, enquanto as restantes (Attack 4x4, XE 4x4 e LE 4x4) desenvolvem 190 cavalos. O motor para toda a linha é o mesmo turbodiesel 2.3 16V.

A diferença está na quantidade de turbinas disponíveis (uma ou duas). A versão mais simples só tem uma. Ademais, tem visual bem mais espartano. Logo se percebem as diferenças. O mercado de frotistas prefere assim. Mais baratos, mais básicos e uma turbina apenas para cuidar. Há câmbio manual ou automático. O manual fica na versão de entrada, aquela que mira nos frotistas.

De acordo com a versão, a linha Nissan Frontier passa a ter equipamentos como a Visão 360º Inteligente, Detector Inteligente de Objetos em Movimento, teto solar, novo sistema multimídia A-IVI com tela de oito polegadas, sistema Isofix, seis airbags, entre outros.

Em tecnologia, entra o sistema multimídia A-IVI. Com tela de oito polegadas, inclui os aplicativos Android Auto e CarPlay, assistência de voz e atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi ("Over The Air"). Um agregado importante: permite a conexão simultânea de equipamentos e telefones celulares. Sim, o seu celular e dela (ou dele) ao mesmo tempo.

A Nissan mexeu na suspensão. A suspensão traseira com sistema multilink e molas helicoidais (única entre os concorrentes diretos) e que trabalha em conjunto com um eixo rígido tem nova calibração. Recebe novas rodas aro 18 (com pneus Bridgestone, na versão LE). O sistema tem molas maiores.

A Nissan avaliou que adotar o sistema multilink era a melhor saída para equilibrar conforto no passeio e alta estabilidade, sem abrir mão das capacidades no fora de estrada e no transporte de cargas.

No teste feito pelo O POVO, entre Fortaleza e o litoral de Trairi (praias de Guajiru, Flecheiras e Mundaú) - a cerca de 140 km de Fortaleza - o conforto foi de carro de passeio. Tanto nas áreas de asfalto irregular como na passagens molhadas na areia.

*O jornalista viajou a
convite da montadora

Na pista

• Inédita no segmento, a navegação "porta-a-porta" é outra atração. Com ela, antes de se dirigir aonde a Nissan Frontier está estacionada, basta colocar o destino no aplicativo "Door-To-Door Navigation", que está disponível sem custos na Play Store e no iTunes e deve estar instalado no smartphone.

• Além de ajudar na localização da picape em um estacionamento grande, por exemplo, ao ligar o rádio, a rota para o destino é automaticamente transferida para a tela do multimídia. A navegação continua sem necessidade de outra intervenção.

• No banco traseiro, os assentos e o encosto foram remodelados. O ângulo do encosto, por exemplo, está 3,5º maior e a almofada do assento cresceu 129 mm no comprimento. De fato, aumentou o contato das pernas.

• Antes de ganhar a nacionalidade argentina, a picape foi testada em mais de 300 mil km por diversos tipos de terrenos e condições no Brasil e na Argentina.

O pedaço do Ceará

No Ceará, a Nissan festeja participação da Frontier de 10% do mercado. Em Fortaleza, 12%.

O modelo aumentou a participação de mercado em estados como Sergipe (5,7% em fevereiro de 2019 x 3,5% no mesmo mês de 2018), Paraíba (5,5% x 4,5%), Alagoas (5,2% x 3,2%), Rio Grande do Norte (4% x 2,5%) e Piauí (3,9% x 2,8%).

Visão para todos os lados

Umas das inserções no pacote de tecnologias da Nissan Frontier 2019 é a Visão 360º Inteligente. Fez muito sucesso na linha Nissan Kicks e acabou ganhando passaporte como inédito no segmento de picapes médias.

O sistema é formado por quatro câmeras (na grade dianteira, na tampa da caçamba e duas na parte inferior dos retrovisores externos) e permite ao motorista ter uma visão completa do entorno.

Ainda que o motorista de picape possa ser do tipo que se orgulha de resolver tudo no olho, se quiser, ele tem, portanto, mais quatro olhos ao dispor.

Por meio da tela do sistema multimídia no painel, é possível analisar visualmente a posição do veículo em relação às marcações no chão de um estacionamento e aos objetos no ambiente. Promete manobras com mais facilidade e segurança.

O sistema está associado ao Detector Inteligente de Objetos em Movimento (Moving Object Detection). Este alerta o motorista por meio de um aviso sonoro quando - ao manobrar de ré - algum pedestre, carro, poste, criança, animal ou objetos estão perto do carro e não foram vistos.

Vem como item de série na versão topo de linha LE. A Visão 360º facilita o ato de estacionar em qualquer tipo de vaga, além de ajudar a entrar e sair de garagens com limitações de espaço, como em condomínios. Aliás, antes de comprar uma é importante testar se cabe na vaga.

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Jocélio leal