Logo O POVO+
Dicas de mecânica
PopVeiculos

Dicas de mecânica

Edição Impressa
Tipo Notícia

 

Quais sinais indicam que a bateria não está mais funcional?

Segundo Fernando Mota, consultor do O Borrachão, a durabilidade média de uma bateria é de um a dois anos. Alguns sinais podem indicar que a hora de trocá-la está próxima. "Você nota que o veículo e as pastilhas estão pesadas e algumas funções elétricas podem parar de funcionar", diz.

 

Como verificar se o fluido de freio está no nível correto?

Todo veículo vem com uma marcação na peça que indica o nível do fluido de freio. "Um dos sinais que indicam que o nível está baixo é quando as pastilhas de freio estão gastas - as lonas ou o sistema de ferro, por exemplo", diz Fernando Mota, consultor do O Borrachão. Vale lembrar que o nível do fluido de freio não deve baixar, e em qualquer sinal que indique essa perda, é importante procurar um mecânico.

 

A água do limpador de para-brisa não sai. O que houve?

A causa mais comum é acúmulo de sujeira e consequentemente o entupimento dos canais por onde sai a água. "É bom verificar o sistema de tubulação do veículo, se tem algum cano solto ou algum vazamento", sugere Fernando Mota, consultor do O Borrachão.

 

Qual o momento certo de trocar os fluidos de direção hidráulica?

O fluido da direção hidráulica deve ser trocado a cada dois anos, segundo Felipe Mota, consultor do O Borrachão. "Ele tem uma data de validade, usando ou não o veículo. O líquido fica com uma viscosidade preta e começa a deteriorar as peças", explica.

 

Quais os cuidados com o banco de couro?

A grande dica é hidratar os bancos a cada dois ou três meses. "Qualquer produto de limpeza comum ajuda, mas tem uns que são próprios para o material de couro. E qualquer um pode fazer a limpeza, não precisa que seja feita por um profissional", indica Felipe Mota, consultor do O Borrachão.

 

O que você achou desse conteúdo?