Logo O POVO+
Toda a eletricidade
PopVeiculos

Toda a eletricidade

O modelo mais barato dos três lançamentos realizados durante o Salão de São Paulo custa R$ 150 mil
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Três montadoras decidiram ligar na tomada aquilo que era apenas uma alegada tendência do mercado. Durante o Salão do Automóvel de São Paulo, foram apresentados o Renault Zoe, Chevrolet Bolt e o Nissan Leaf, três carros elétricos que ainda não são baratos. O mais acessível custa R$ 150 mil.

 

O Zoe já está em pré-venda pela Internet desde ontem por R$ 149.990. O elétrico já foi homologado no Inmetro. Tem motor de 110 cavalos e 22,9 kgfm de torque. A autonomia apontada pelo presidente da montadora, Luiz Pedrucci, passa de 300 km. Segundo a Renault, chega-se a 80% da carga da bateria em 1 hora e 40 minutos.

 

Conforme a montadora, acelera de 0 a 50 km/h em 4 segundos. Duas concessionárias, a Sinal, em São Paulo, e a Globo, em Curitiba, terão carros para test-drive logo após o Salão do Automóvel e venderão o Zoe.

 

A Nissan leva para o Salão a segunda geração do Nissan Leaf, o veículo 100% elétrico. Foi a estreia na América Latina. As vendas estão confirmadas para o mercado brasileiro a partir do primeiro semestre de 2019. Entrou em pré-venda na terça-feira (6). O carro chega mais caro que o Chevrolet Bolt, também apresentado na terça no evento. Custa R$178,4 mil, contra os R$ 175 mil do Bolt.

 

O Leaf tem motor de 150 cavalos de potência e 32,6 kgfm de torque. A bateria chega ao seu máximo de carga após até 8 horas. O LEAF tem autonomia de 389 km em ciclo urbano (270 km em ciclo combinado). Com a nova tecnologia e-Powertrain, o novo Nissan LEAF entrega 110 kW (149 cavalos) de potência e 32,6 kgfm (320 Nm) de torque.

 

A Chevrolet anunciou a venda do modelo elétrico Bolt no Brasil em 2019. Chegará ao mercado por R$ 175 mil. Tem autonomia de mais de 300km. A americana prometeu 30 lançamentos até 2022. Além do Bolt, fez a apresentação do novo Camaro e do Cruze SS - um carro-conceito. A empresa revelou que em 2019: todos os lançamentos terão internet 4G e Wi-Fi a bordo.

Há também híbridos de luxo, como o Audi E-Tron. A Lexus, a marca de luxo da Toyota, anunciou durante o Salão que do ano que vem em diante terá 100% dos motores híbridos no Brasil. Os primeiros modelos foram revelados durante o evento: UX e ES.

 

Na edição de hoje, POP Veículos percorre os destaques do primeiro dia de Salão para a imprensa, na última segunda-feira. Acompanhe mais conteúdos na edição da próxima semana e a qualquer momento no O POVO Online.

 

*O JORNALISTA VIAJOU

A CONVITE DA ANFAVEA

 

AUDI

[FOTO2] 

A Audi leva ao Salão as novas gerações dos sedãs A6, A7 e A8, a perua superesportiva RS 4, a SUV Q8 e o elétrico e-tron. Lançamentos no mercado em 2019. O e-tron é 100% elétrico. O CEO Johannes Roscheck disse ter autonomia para percorrer 400 km por carga e potência de 408 cv. Uma das estrelas, o Audi RS4 Avant, faz desejar uma perua. Tem motor 2.9 biturbo de 450 cv de potência. O Q8 foi lançado este ano na Europa. O design tem citações do cupê Sport Quattro.

 

LEXUS

[FOTO3] 

A Lexus anunciou que em 2019 passará a ter apenas modelos híbridos em sua linha no Brasil. Os primeiros carros da fase nova foram revelados durante o evento: os novos UX e ES, pelo VP Miguel Fonseca. O UX é o primeiro SUV compacto da Lexus, colocado imediatamente abaixo do NX. Estreia nas lojas no primeiro trimestre do próximo ano. Terá três versões entre R$ 170 e R$ 210 mil. A pré-venda já começou.

 

BMW

BMW group está no evento em grupo. BMW, MINI e BMWMotorrad. Como destaque, a nova geração do BMW Série 3, que já fora mostrada no Salão do Automóvel de Paris. As vendas do sedã começam no primeiro semestre de 2019 com o modelo importado da Alemanha. Mas será fabricado em Araquari, Santa Catarina, no início no segundo semestre do próximo ano.

 

TOYOTA

 

Entre as novidades desta edição de 2018, está o lançamento do novo Yaris X-Way. Tem design novo e estreia nos pátios de lojas a partir de fevereiro de 2019. A inédita Hilux GR-S divide espaço. Tem nostalgia no estande. O Toyota Bandeirante faz tremer.

 

FORD

[FOTO5] 

A Ford apresenta lançamentos, conceitos e "show cars". Como O POVO já mostrara, tem Edge ST, o EcoSport sem estepe na traseira e o Territory, apenas como conceito e vindo da China. A intenção é mirar no Jeep Compass. Não se sabe quando. Tem ainda os conceitos Ka Urban Warrior, Ranger Storm e Ranger Black. O Fusion Energi, a F-150 Raptor e o Mustang estão lá.

 

JEEP

[FOTO4] 

O Renegade quase não mudou, como a Jeep revelou mês passado na Bahia. Daí, reservou para o Salão a nova geração do Wrangler. Estará nas lojas no primeiro trimestre em três versões. Custará entre R$ 200 e 280 mil.

 

Salão do automóvel

INGRESSOS

 

- Abertura (8/11): R$ 50

- Demais dias da semana: R$ 72

- Sábados, domingos, feriado (dia 15) e também dia 16: R$ 90

- Passaporte (acesso livre em todos os dias): R$ 350

- Meia entrada para: estudantes, aposentados, jovens (15 a 29 anos) de famílias de baixa renda, portador de deficiência e seu acompanhante

Onde: São Paulo Expo, no km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes

- Mais informações: www.salaodoautomovel.com.br

O que você achou desse conteúdo?