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Sem risco de derrapar
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O que é aquaplanagem e como evitar?
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Segundo Gilberto Pose, engenheiro mecânico e coordenador dos combustíveis Shell, aquaplanagem é quando o veículo perde o contato com o asfalto devido a uma pequena camada de água entre o pneu e o piso, ou seja, o automóvel flutua. Consequentemente, o motorista perde o controle do veículo, porque os pneus não respondem ao volante no momento. Ao notar que o carro está flutuando, não pise no freio! "Pare de acelerar o veículo e aguarde ele reduzir a velocidade naturalmente. Se o motorista pisar no freio, como as rodas estão em cima de um colchão de água, elas vão travar, aí o carro escorrega de vez e não há como controlar mais", alerta. Não existe uma forma de evitar sempre áreas alagadas pela cidade, principalmente, em período chuvoso. Assim, conduza o veículo na velocidade permitida e reduza em caso de chuva.

 

O que é o pneu verde?

 

"Basicamente, é um composto de borracha que diminui o atrito com o solo", explica Carlos Neves, especialista técnico-automotivo do Senai. Pesquisas indicam que o veículo com um pneu verde desliza por mais de 30% em relação a um automóvel de pneu comum. "É um assunto bastante delicado, pois diminuir o atrito pode melhorar a economia de combustível, mas diminui a eficiência dos freios, principalmente sem ABS", ressalta.

 

É permitido dirigir de salto alto?

De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir com "calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais" é infração passível de multa média. "O problema é a mobilidade que você tem nos pedais. Eventualmente, você pode ter o salto enganchado em alguma região dos pedais e quando você for acionar o freio, pode ter o travamento do salto na região dos pedais", afirma Gilberto. Além disso, calçados de salto alto como os de plataforma podem fazer que o motorista perca a sensibilidade dos pedais (se está pressionando o suficiente, se está pressionando demais).

 

Quais cuidados devem ser tomados em ambientes tropicais?

 

Em ambientes quentes, a pressão do pneu pode ultrapassar a recomendada pelos fabricantes por causa da elevada temperatura. É importante também conferir o nível de água no sistema de arrefecimento, porque pode haver maior dificuldade de refrigeração e, por consequência, comprometimento do motor. Conforme o engenheiro mecânico Gilberto Pose, é necessário verificar se há alguma obstrução no radiador. Em estradas rurais, principalmente, a tela do radiador pode conter pequenos insetos. Além disso, a água do reservatório que é esguichada no parabrisa deve ser mantida em uma quantidade suficiente para limpar o vidro. Em regiões de muita chuva e de muita lama, por exemplo, existe a possibilidade de um carro em direção contrária jorrar lama no parabrisa.

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