Logo O POVO+
Nem só elétricos
PopVeiculos

Nem só elétricos

Fiat e Volkswagen levam para o Salão de São Paulo dois modelos que chamam a atenção para os rumos dessas montadoras
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

No Salão dos elétricos, duas das novidades que mais atraem a atenção do mercado não estarão à venda por enquanto. Tampouco serão lançadas tal qual foram apresentadas. São, na verdade, dois carros-conceito. Importam pelos indícios daquilo a ser lançado no futuro. Na Fiat, a Fiat Fastback, um utilitário esportivo inspirado na Toro a dar origem a um modelo em 2020. Na Volkswagen, também uma clara citação da Toro, a Tarok, afora o já revelado um pouco antes do Salão de São Paulo, o T-Cross.

 

O conceito da Fiat é um utilitário esportivo com linhas de cupê. O nome vem do teto que teme uma leve queda. O nome cogitado pelo distinto público é Toro Fastback. A especulação vem da semelhança. A propósito, seria a entrada da italiana no segmento de SUVs. Ok, desconsiderando ser a Jeep uma marca do grupo FCA. O carro é uma criação brasileira. Foi desenhado pelos designers em Betim (MG).

 

Olhando de perto, estão lá faróis divididos, traseira com lanternas finas e rodas grandes. Também apenas uma especulação é a utilização da plataforma do Jeep Renegade, montado em Goiana (PE). O anúncio do conceito traz simbologias várias. A indicação do lançamento casa com o plano de investimentos que a montadora tira da garagem. O presidente da FCA na América Latina, Antonio Filosa, falou neste sentido no Salão. Ele fez um discurso político. Declarou-se confiante na nova política econômica e destacou os R$ 8 bilhões a serem investidos até 2023.

 

Haverá 15 lançamentos no período. Por falar em lançamentos, o Jeep Renegade, lançado dias antes do Salão na Bahia, estava no estande da Chrysler com suas sutis alterações, como já mostrara O POVO.

 

Na Volkswagen, a Tarok é a principal estrela do estande. Estrela mesmo. Chegou em azul bem vibrante. Chama a atenção pela frente superiluminada. Possui longas linhas de LED. Na traseira, idem. Muito LED. A capacidade de carga é de uma tonelada, segundo a VW. E um detalhe que se coloca como  grande diferencial ante a Toro.

[FOTO5]

 

A caçamba pode ser estendida. Para tanto, é preciso deitar a divisão entre a cabine e a caçamba, além do banco traseiro. Trata-se de uma criação também nacional. Não foi revelada a motorização. Apenas no campo das informações oficiosas, motor 1.4 TSI de 150 cv e 2.0 TSI de 190 cv, com a tração podendo ser integral.

 

Para não dizer que não falaram dos elétricos, exibe modelos híbridos (Golf e o Passat GTE) e elétricos (eGolf e I.D. Crozz Concept).

Confira a segunda parte da cobertura do Salão de São Paulo.

 

*O jornalista viajou a convite da Anfavea

 

Eletric Drive


A multinacional francesa Schneider Electric Brasil, com fábrica no Eusébio (CE), tem seis estações de recarga para abastecer os carros que compõem o Eletric Drive - test drive de veículos elétricos no Salão de São Paulo. Nos visitantes podem testar testar modelos como BMW I3 e I8, Porsche Panamera, Chery EQ1 e Mitsubishi Outlander Phev, entre outros.

 

 

Pelos corredores do Salão

FIAT

 

Argo Sting é uma atração da Fiat. O show car com rodas aro 17 na cor preta, faróis FullLed, para-choques redesenhados e novo aerofólio traseiro.

 

CAOA CHERY

 

A Caoa Chery faz sua estreia no Salão apresentando ao mercado brasileiro três novos veículos: o sedan Arrizo 5, e os SUVs Tiggo 5X e o Tiggo 7. No segmento de SUVs os modelos Tiggo 5X e Tiggo 7, ambos com motor Turbo Flex, vão ampliar a participação na categoria, que já conta com o Tiggo 2.

 

PORSCHE

[FOTO6]

 

A fabricante alemã, que não tem loja em Fortaleza (a mais próxima é Recife (PE), apresentou dois grandes lançamentos durante o evento. O novo Porsche Macan e o superesportivo Porsche 911 GT3 RS, além de outros modelos da marca como Novo Cayenne Turbo, 718 Boxster GTS, 911 Carerra T, entre outros.

 

KIA MOTORS

[FOTO8] 

 

Entre seus 14 lançamentos, a KIA Motors destaca o modelo Stinger GT, o sedã esportivo que tem inúmeras evoluções tecnológicas, entre elas alta potência e velocidade que atinge 100 km/h em 4,9 segundos. Sua apostas sustentáveis ficam a cargo do Soul EV, Niro Hybrid e Optima Hybrid, todos produtos de alta tecnologia. A KIA Motors evolui a cada ano no Brasil, crescendo 42% em relação ao ano de 2017. Pretende importar mais 20 mil unidades para o Brasil em 2019.

 

SUZUKI

 

A japonesa mostra conceitos e aplicações práticas de tudo o que é possível fazer com o Suzuki Jimny, uma estrela no evento. O Jimny possui chassi heavy duty, motor em alumínio e suspensão com eixo rígido. Na apresentação, destaque para a visibilidade e segurança por deixar o motorista em uma posição alta para dirigir.

 

TOYOTA

[FOTO2]

A Toyota apresentou modelos futuristas e inovadores, comemorando os 60 anos da empresa no Brasil. A empresa aproveitou seus lançamentos para reforçar a campanha para uma sociedade inclusiva e sustentável, com investimentos em tecnologia híbrida para trazer mais mobilidade aos centros urbanos. A marca japonesa apresentou o Concept-i, protótipo de veículos equipados com inteligência artificial. Mostrou novidades no automobilismo com o Yaris X Way que estará no Brasil a partir de 2019 e a Hilux GR que será o primeiro modelo disponível da GAZOO Racing no Brasil, uma edição limitada com 420 unidades.

 

MITSUBISHI

[FOTO7] 

Os surfistas Maya Gabeira, Everaldo Pato e Yago Dora estiveram no Salão como atletas MIT, embaixadores que usam os veículos da Mitsubishi Motors em sua rotina do dia a dia de treinos e competições. A marca levou a nova Pajero Sport, que chega ao mercado nacional no primeiro semestre de 2019. Além disso, a marca levou para o Salão os modelos 2019 do Outlander, ASX e Pajero Full, na foto com o atleta olímpico Fernando Fernandes.

O que você achou desse conteúdo?