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Um pouco mais barato
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Um pouco mais barato

A versão intermediária 1.8 Flex com câmbio automático de seis marchas, caiu cerca de R$ 8 mil, para R$ 84 mil
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Novo, novo não é. O novo Renegade tem mudanças que, de tão discretas, precisam ser descritas. Mas, ao mesmo tempo, dado o sucesso do produto, mexer pouco não chega a ser um problema. E, em se tratado de novidade, há uma na tabela. Houve redução de preço na versão intermediária 1.8 Flex com câmbio automático de seis marchas. Caiu cerca de R$ 8 mil, para R$ 84 mil.

 

Foi o primeiro facelift no SUV que está ganhando desde o lançamento no Brasil, em abril de 2015. E, convenhamos, o SUV compacto em verdade pouco envelheceu. Tem o que pode se chamar de design icônico. No dizer dos designers, carrega a atemporalidade como marca, inspirado no pioneiro Willys dos anos 1940.

 

Na estética, as mudanças incluem um novo para-choques nas versões mais baratas. A Jeep fez uma mudança importante em algo que não tem lá tanta razão para existir. A peça ficou mais inclinada e ampliou o ângulo de ataque. Eram 20º e agora são 28º a 30º (maior na versão mais cara, a Trailhawk). Na prática, o Renegade flex da linha 2019 não raspa mais a dianteira numa estrada de terra ou na rampa do prédio.

 

Ainda na frente, o facelift traz grade dianteira mais estreita. As sete fendas, marca da Jeep, então mais largas. Atrás nada muito perceptível. A não ser a maçaneta, agora noutra posição. Mais funcional. Antes, era preciso enfiar os dedos por baixo da tampa.

 

Na versões mais simples, o porta-malas, uma limitação do modelo, tem 47 litros a mais desde a linha 2018. A Jeep trocou o estepe. Explica-se. O estepe convencional foi substituído pelo temporário, mais fino. O estepe mais delgado rebaixa o assoalho e faz o bagageiro subir dos originais 273 para 320 litros.

 

Painel, volante, tudo igual. Novidade mesmo é a central multimídia, igual a do Compass. A tela touch de 8,4 polegadas. O Renegade se gaba de ter o maior visor no segmento de SUVs compactos. Esta central multimídia de oito polegadas é de série nas versões Longitude, Limited e Trailhawk. Na Sport, de fábrica vem tela touch de cinco polegadas e câmera de ré. Um avanço imenso para quem tinha apenas um prosaico rádio AM/FM.

 

A FCA afirma que o tempo de resfriamento da cabine, em qualquer versão, ficou 20% mais rápido, graças a melhorias no sistema. Não foi possível comprovar. Outra. A segunda entrada USB, que ficava dentro do porta-objetos central, agora está voltada para os passageiros traseiros. Sim, faz muita diferença.

 

*O jornalista viajou a convite da FCA

 

QUANTO CUSTA

Renegade PCD 1.8 flex AT6 R$ 69.999

Renegade Sport 1.8 flex MT5 R$ 78.490 (era R$ 78.990)

Renegade Sport 1.8 flex AT6 R$ 83.990 (era R$ 91.990 com tabela cheia)

Renegade Longitude 1.8 flex AT6 R$ 96.990 (era R$ 91.490)

Renegade Limited 1.8 flex AT6 R$ 103.490 (era R$ 96.490)

Renegade Longitude 2.0 diesel AT9 4×4 R$ 125.490 (era R$ 118.490)

Renegade Trailhawk 2.0 diesel AT9 4×4 R$ 136.390 (era R$ 129.990

 

modelo 2019

 

O modelo passa a ter sete airbags.

 

As rodas de 19" combinam com a cor da carroceria.

A Sport, a R$ 78.490 a manual e R$ 83.990 a automática. Apesar da liderança do Honda HR-V, são apenas 2.274 unidades o separando do Renegade

A Jeep o apresenta como o único no segmento a não derivar de carro de passeio e a ter motor a diesel, câmbio de nove marchas, tração 4x4 com reduzida, controle de descida e seletor de terrenos, além da suspensão independente nas quatro rodas em todas as versões.

Um plano com as três primeiras revisões gratuitas será dado a quem comprar um Jeep Renegade 2019 até o final deste ano.

 

Test Drive

 

As mudanças no Renegade 2019 foram minimalistas porque, embora seja um carro de 2015, nenhum rival nascido para matá-lo conseguiu desde então feri-lo. Leiam-se como Nissan Kicks, Renault Captur, Hyundai Creta ou o Honda HR-V, cuja nova versão acaba de ser revelada, com novo isolamento acústico, ajustes de suspensão e transmissão, além de aumento de R$ 3 mil.

 

O Renegade brasileiro não sofreu as alterações realizadas no americano ou europeu. Nas versões gringas, os faróis de neblina estão acima de duas novas entradas de ar. Nas versões mais caras, os faróis de LEDs apagam o xenônio. Idem nos faróis de neblina.

 

Dentro, a central multimídia maior é compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

 

O POVO guiou a versão Limited, aquela na qual houve mais mudanças, e, terrenos carroçável e asfalto na Praia do Forte (BA). É o bom e "velho" Renegade de sempre. Dirigindo é que se sente o quanto faz diferença ter uma tela multimídia maior. O motor 1.8 E-TorQ (139 cv e 13,9 kgfm de torque) e o câmbio automático de seis marchas estão lá. O motor resolve. Ponto.

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MECÂNICA 

 

Zero mudança na parte mecânica. Quem é Flex segue com seu motor 1.8 16V da família Etorq (até 139 cv e 19,2 kgfm de torque). O 1.8 existe com transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades e tração apenas dianteira.

 

Já os 4×4 usam propulsor 2.0 diesel turbo de 170 cv e 35,7 kgfm. Neste maior, câmbio automático de nove marchas. Detalhe: a Jeep diz que até esperava algo da concorrência, mas três anos e meio depois ninguém lançou motor a diesel no segmento.

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Equipamentos

 

O Renegade 2019 é equipado com controles de estabilidade (ESC) e de tração, suspensão independente nas quatro rodas e freio de estacionamento eletrônico.

 

1.8 Flex AT6 (PCD) - rodas de liga leve de 16 polegadas;

 

Sport 1.8 Flex MT5 e AT6 - sistema multimídia Uconnect com tela de toque de 5", câmera de ré e novas rodas de liga leve aro 17" (AT6);

 

Longitude 1.8 Flex AT6 e 2.0 Diesel AT9 4x4 - sistema multimídia Uconnect com tela de toque de 8,4", compatível com interfaces Android Auto e Apple Car Play, controle do ar-condicionado pelo monitor ou comandos de voz e novas rodas de liga leve aro 18";

 

Limited 1.8 Flex AT6 - faróis principais e de neblina de LED, luzes diurnas de LED, dois air bags laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista, sistema multimídia Uconnect com tela de toque de 8,4", compatível com interfaces Android Auto e Apple Car Play, controle do ar-condicionado pelo monitor ou comandos de voz e novas rodas de liga leve aro 19";

 

Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4 - faróis principais e de neblina de LED, luzes diurnas de LED, sistema multimídia Uconnect com tela de toque de 8,4", compatível com interfaces Android Auto e Apple Car Play, controle do ar-condicionado pelo monitor ou comandos de voz e novas rodas de liga leve aro 17".

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