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Só o nome é Antigo
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Só o nome é Antigo

Eclipse Cross da Mitsubishi tem nome de esportivo do passado e adota linhas ousadas no design. Chega ao mercado em novembro
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O novo Mitsubishi Eclipse Cross chega às lojas em novembro para ocupar uma vaga em casa entre ASX e o Outlander. Já na rua, busca uma vaga entre modelos como Jeep Compass, Kia Sportage e Hyundai Tucson, por exemplo. 

 

Ao olhar para o nome e para o design, vê-se uma tentativa de juntar sol e lua: a lembrança de um esportivo e os traços ousados na traseira. Como toda ousadia, só a chegada às lojas irá responder.

 

O modelo foi lançado no Rio Grande do Sul, onde O POVO o testou, sobretudo em asfalto. Na hora de escolher, apenas duas opções: o HPE-S por R$ 149.990 e o HPE-S S-AWC (com 4x4) por R$ 155.990. O modelo vem do Japão. No futuro, conforme se comporte no Brasil, a montadora nipônica não descarta fazê-lo na fábrica de Catalão (GO).

 

Puxando o Mitsubishi Eclipse Cross, o Mivec 1.5 com entrega 165 cavalos e 25,5 kgfm de torque a 1.800 rpm. Nos 300 km de estradas gaúchas, a força correspondeu à demanda. Foi vigoroso nas acelerações em retas e deu tranquilidade nas ultrapassagens. A transmissão CVT de oito velocidades, com sistema INVECS III, que se adapta ao modo de dirigir de cada motorista, e Sport Mode com Paddle Shifter, não frustrou.

 

A suspensão dianteira é independente McPherson e barra estabilizadora e a traseira é independente Multi-Link, com molas helicoidais e barra estabilizadora. No teste, a condução foi estável.

 

Com comandos elétricos para o motorista, o Eclipse brilha nas configurações tanto de altura como de profundidade do volante e banco do motorista. Guiamos o carro por um terço do trajeto. Os demais 200km foram como passageiro. Ora no banco traseiro, ora no dianteiro.

 

O espaço para as pernas foi o bastante para causar zero incômodo. Os bancos traseiros podem ser rebatidos e trafegam em trilhos (200 mm de deslizamento). Eles são reclináveis e têm encosto regulável. São oito níveis de reclinação do encosto (16º a 32º). Caso a necessidade seja aumentar a capacidade de carga do porta-malas, de dimensões um tanto tímidas aos olhos de quem vai colocar as malas, os bancos podem ser rebatidos. Então, os 473 litros viram 1.197.

 

A sensação de conforto é reforçada pelo teto solar inteiriço. Com mais luminosidade, há mais bem estar. Mas ele só abre o vidro na parte de frente do carro. As rodas são de liga leve 18" com acabamento diamantado e pneus 225/55R18. O Eclipse Cross tem raio de giro de 5,3 metros.

 

Olhando para a traseira, seja pela lateral, seja por trás mesmo, fica a certeza de que tanto poderá ser amado ou odiado. Segundo a Mitsubishi, a questão não é só estética. O estilo criado em torno das luzes altas e perpendiculares ao solo, além de uma janela traseira dividida horizontalmente é também funcional. De fato, possibilita uma visão ainda maior de dentro para fora do veículo.

 

*O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA MITSUBISHI

 

NOTA MÁXIMA

O Eclipse Cross conquistou cinco estrelas nos testes de impacto do Latin Ncap e do Euro Ncap. Esta é a pontuação máxima.

 

CORES 

 

O Eclipse Cross chega às lojas nove cores: Bronze Metálico, Azul Sporty Metálico, Vermelho Orient Metálico, Cinza Titanium Metálico, Prata Sterling Metálico, Branco Pearl Perolizado, Branco Polar Sólido, Preto Pearl Perolizado, além da Vermelho Diamond Tri-coat Metálica, desenvolvida exclusivamente para o modelo.

 

3 conduções

 

O motorista pode optar por três tipos de condução: AUTO, SNOW ou GRAVEL, dependendo das condições de cada tipo de terreno. Ok, no Brasil neve é coisa isolada. No Ceará, só em sonho. Mas o modo Snow é adequado para estradas escorregadias, por exemplo.

 

A versão 4x4, de nome longo (HPE-S S-AWC), difere da 4x2 pelo Super All Wheel Control, o S-AWC. O sistema de controle dinâmico integrado ao 4WD tem acoplamento eletromagnético, a oferecer controle automático da distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro.

 

Já o AYC (Active Yaw Control), apresentada como exclusividade da Mitsubishi Motors, faz otimização do torque entre as quatro rodas.

 

Projeto detalhista

Desde a concepção do veículo, a Mitsubishi Motors pensa em todos os detalhes para garantir conforto e segurança. O veículo foi projetado sob o conceito RISE de deformação controlada e os pedais e a coluna de direção são colapsíveis. Os cintos de segurança são de três pontos para os cinco ocupantes e os dianteiros têm pré-tensionador e limitador de força.

Para garantir ainda mais segurança, o Eclipse Cross é equipado com sistema Full Airbags, com nove airbags: dianteiros, cortina, laterais e de joelho para o motorista.

 

PACOTE DE SEGURANÇA

BSW (Blind Spot Warning) - Aviso sonoro e de luz nos espelhos retrovisores indicando região de ponto cego.

 

UMS (Ultrasonic Misacceleration Mitigation System) - Sistema de prevenção de aceleração involuntária, que reduz as chances e o perigo de atingir obstáculos a até quatro metros, na frente ou atrás do veículo, caso o motorista pressione fortemente o acelerador por engano com o carro parado ou até 10km/h.

 

RCTA (Rear Cross Traffic Alert) - Sistema de aviso de tráfego traseiro, que ajuda a evitar colisões ao sair de uma vaga em marcha a ré.

 

Speed Limiter - Limita uma velocidade pré-estabelecida pelo motorista.

 

ASC (Active Stability Control) - Controle ativo de estabilidade, evitando escorregamento em curvas.

 

ATC (Active Traction Control) - Controle Ativo de Tração, atua em pisos de baixa aderência.

 

ACC (Adaptative Cruise Control) - Piloto automático inteligente de nova geração, que diminui e acompanha automaticamente a velocidade do veículo à frente.

 

FCM (Foward Collision Mitigation) - Sistema de frenagem autônoma, que ajuda a prevenir colisões frontais identificando veículos ou pedestres por meio de câmeras e radar.

 

LDW (Lane Departure Warming) - Aviso de saída de faixa de rolamento.

 

OLHE SÓ PRA FRENTE

O Head Up Display projeta as informações básicas sobre o painel do veículo, bem a frente do motorista. Assim, não é preciso tirar a atenção do trânsito para ver a velocidade ou controlar o piloto automático, dentre outras funções.

 

CONECTIVIDADE 

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O sistema multimídia tem tela capacitiva de 7" com Android Auto e Apple Car Play, áudio streaming e conexão WiFi, que permite o acesso a aplicativos nativos, como Waze e Spotify.

 

GARANTIA

 

O modelo tem três anos de garantia sem limite de quilometragem, além da MitRevisão com preço fixo.

 

CONSUMO

 

Até o fechamento desta edição, o Inmetro ainda não havia divulgado o consumo médio do Eclipse Cross.

 

De todo modo, ao longo dos 300 km do teste drive de lançamento, considerando trechos urbanos e rodoviários no roteiro, a média foi de 10.3 km/l. Ele só roda a gasolina.

 

QUANTO CUSTA
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Eclipse Cross 2019 HPE-S | R$ 149.990

Eclipse Cross 2019 HPE-S - S-AWC | R$ 155.990

 

MITO

 

Av. Washington Soares, 1100

(85) 3278-8181

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