Logo O POVO+
Potência inspiradora
PopVeiculos

Potência inspiradora

Mustang lidera na lista dos carros mais emplacados na categoria Sport nos dois últimos meses e se consagra como objeto de desejo
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Se tem um carro que habita no imaginário de todo apaixonado por motor, esse carro é o Mustang. Lançado em 1964, o modelo já foi estrela de cinema em Hollywood inúmeras vezes e continua despertando o desejo de consumo mundo a fora. "De todos os concorrentes nenhum tem o apelo do Mustang. É um carro de personalidade muito expressiva. É um mito", afirma Batistinha, embaixador da marca no Brasil, em conversa por telefone com o POP Veículos. Os dados comprovam o sucesso. Em agosto e setembro deste ano, o modelo é líder de emplacamentos na categoria Sport, segundo ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No Brasil, em agosto foram 109 Mustangs vendidos, em setembro, 51. No acumulado do ano já são 855 Mustangs na pista, na frente de 135 Porches 911 e 109 Asa Cauypes.

 

O Mustang começou a ser vendido em Fortaleza em 2018. No Brasil, chega apenas o modelo Mustang GT 5.0 (coupe). "Este ano já foram vendidos entre 40 a 50 unidades. A perspectiva é de 15% de aumento de participação nas vendas em 2019", segundo Geraldo Batista Junior, consultor de vendas da Starfor. Na concessionária cearense, estão disponíveis os Mustangs nas cores branco, preto, vermelho, prata, azul, cinza moscou, gama amarelo. "Os que mais saem são preto e vermelho", diz Geraldo.

 

São mesmo as cores fetiche. Foi com um Mustang vermelho que James Bond realizou uma das manobras mais arriscadas do cinema ao fugir de um beco estreito empinando o carro em duas rodas e mostrando toda a potência do motor, em "007 - Os Diamantes São Eternos" (1971). O icônico modelo Bullit guiado por Steve McQueen no filme de mesmo nome (1968) foi relançado em 2018 também na cor preto Shadow.

 

O que fez o Mustang ser tão inspirador, além das telas de Hollywood? "No lançamento do carro há 54 anos, a Ford criou uma categoria que não existia e até hoje teve muito respeito pelo que o carro criou. Houve uma revolução absurda em tecnologia, mas mantém a tradição", conta Batistinha, que herdou do pai o título de embaixador e comanda oficina especializada em customização do modelo em São Paulo.

 

Em todos esses anos, ainda estão no imaginário e na produção, o característico o cavalinho prata na frente, a colmeia na grade dianteira, o painel dividido e o volante de três pontas. "Algumas linhas sempre são respeitadas, mas a Ford segue modernizando e incluindo inovação, quando você bate o olho no carro sabe que é um Mustang", diz Batistinha.

[FOTO2][FOTO3] 

Por baixo da lataria fetiche tem o que faz o Mustang ser o muscle car. É um carro com motor de 8 cilindros, com 466 cavalos com potência aspirado. Com 556 de torque. Tem câmbio de 10 velocidades, motor que trabalha com injetor direto e indireto, ar-condicionado digital, central multimídia Sync 3 que suporta tanto IOS quanto Android e possibilita espelhamento de GPS.

[FOTO4] 

Há alguns meses, o presidente de mercados mundiais da Ford disse ao New York Times que não há possibilidade da montadora deixar de produzir o modelo. "Mustang quer dizer liberdade. Significa uma viagem em um conversível ao longo da costa oeste dos Estados Unidos. É como as pessoas de todo o mundo imaginam que a América seja. Por que abriríamos mão disso?", disse James Farley Jr. Ah, e pra quem pensa que Mustang é carro fetiche apenas de homem, uma informação importante divulgada este ano pela Ford: 27% dos compradores do Mustang são mulheres.

[FOTO5] 

Afinal de contas, liberdade é assunto pra quem quer. E a bordo de um Mustang custa R$ 299,990. 

 

3 motivos para ter um Mustang, segundo Batistinha 

 

O custo benefício é muito bom, não deixa nada a desejar no quesito tecnologia e desempenho.

 

Mustang virou produto global pra atender ao mercado europeu e evoluiu muito no estigma de carro americano que não tem conjunto bom. Tem um freio eficiente, câmbio de 10 marchas e é extremamente rápido.

 

O apelo de ícone cultural. De todos os concorrentes, nenhum tem o apelo do Mustang. É um carro de personalidade muito expressiva. É um mito.

 

FICHA Técnica

 

Mustang GT 5.0

 

Motor: 5.0L VB, 8 cilindros, 32 válvulas, comando duplo variável, injeção direta e indireta

Potência: 466 cv a 7.000 rpm

Combustível: gasolina. Reservatório: 60,5 litros

Torque: 556 Nm @ 4600 rpm

Câmbio: Automático de dez marchas, tração traseira

Direção: Elétrica

Freios: Discos ventilados na frente e atrás

Pneus e rodas: 255/40 R19 (diant.) e 275/40 R19 (tras.)

Dimensões

Comprimento: 4,79 m

Largura: 1,91 m

Altura: 1,38 m

Distância entre eixos: 2,72 m

Porta-malas: 382 litros

Peso: 1.783 kg

 

Serviço

 

Na Starfor, segundo Geraldo Batista Junior, consultor de vendas da Starfor, é possível comprar um Mustang com até 100% financiado, dependendo da aprovação de crédito. O Mustang está disponível para test-drive.

Onde: Av. Senador Virgílio Távora, 2655 - Dioníso Torres

Outras informações: 3207-8000

O que você achou desse conteúdo?