Logo O POVO+
Essência híbrida
PopVeiculos

Essência híbrida

A Mercedes-Benz lançou a atualização da família Classe C com uma novidade:a versão C 200 EQ Boost, um carro com suporte híbrido
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A Mercedes-Benz mexeu na família Classe C, aquela voltada no Brasil para a Classe A. Em geral, alterações apenas estéticas. Novidades estão na versão com, digamos, essência híbrida. A referida versão é a C 200 EQ Boost, guiada pelo O POVO em test drive por cerca de 100 KM, em São Paulo, na cidade e na estrada. O modelo custa R$ 228.900.

 

A essência é pelo fato de que o carro não chega a ser um híbrido clássico, mas recorre a um motor elétrico como complemento. O Classe C EQ Boost não busca o motor elétrico para impulsionar as rodas, daí o quase. O motor elétrico serve como alternador e motor de partida. O sistema chamado de BSG é formado por uma correia para gerar energia elétrica. A energia alimenta bateria de 48V, que age como o plus do motor principal.

 

Segundo a Mercedes, ajuda o motor a combustão a gastar menos gasolina (10% de economia, diz a montadora). O motor 1.5 turbo, de 183 cv de potência e 28,5 kgfm de torque, com suporte elétrico de 48 volts, incorpora a ajuda de 14 cv e 16,3 kgfm de torque. Em cavalos, 197 ao todo. Outra bateria de 12 volts alimenta componentes elétricos como os faróis.

 

O C 200 EQ Boost inclui o modo de deslizamento (roda livre) com o motor totalmente desligado (somente no modo ECO) e a frenagem regenerativa com parada inteligente do motor sempre que o veículo diminua a velocidade sem que o motorista acione o freio. Assim, o trem de força é desacoplado e o motor desligado. Exemplo: o motorista pode estar a 120 km/h com rotação a 0, utilizando apenas o motor elétrico.

 

Na experiência entre São Paulo e Mairiporã, o conjunto ofereceu desempenho absolutamente compatível com as expectativas. Em um Mercedes, nunca baixas. Nas retomadas na rodovia, respostas rápidas. Em boa medida por conta do câmbio automático de nove marchas, com trocas sutis. O C 200 EQ Boost vai de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. A velocidade máxima e não testada é de 239 km/h.

 

Todas as versões do Mercedes Classe C - C180 Avantgarde, C180 Exclusive, C 300 Sport, e a EQ Boost - têm sete airbags; controles de tração e estabilidade; faróis de LED; lanternas traseiras com o desenho da letra C; para-choque dianteiro remodelado; rodas novas; central multimídia com tela de 5,5 polegadas e espelhamento Android e iOS; saída de ar condicionado para os passageiros no banco de trás; assistente de frenagem ativa que chega a parar o carro.

 

O acabamento interno é uma marca. Tampouco há queixas quanto a acústica na cabine. Na estrada, zero ruído. No banco traseiro, há espaço adequado para as pernas.

 

*O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz

 

Bons ventos

O Cross Wind Assist atua em caso de ventos transversais na estrada que empurram o veículo para os lados. Na prática, garante estabilidade.

 

QUANTO CUSTA

 

C 180 Avantgarde: R$ 187.900

C 180 Exclusive: R$ 188.900

C 200 EQ Boost: R$ 228.900

C 300 Sport: R$ 259.900

 

Segurança

 

O nível de segurança ativa ficou mais alto. O sistema de frenagem adaptativa (ABR) integra a Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem (EBD), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), Controle de Tração na Aceleração (ASR), Assistente de partida em subidas (HSA), Pré-carregamento (Priming), Secagem automática na chuva e função Hold. O novo Classe C possui o assistente de frenagem ativo. Com o auxílio de um radar, o sistema pode detectar um acidente iminente com outro veículo, enviando avisos visuais e sonoros. Caso o motorista não faça nada, o sistema pode ajudar com força de frenagem, podendo até evitar uma colisão.

 

Display central

Nas versões C 200 EQ Boost e superiores, o display central de alta resolução no formato 16:9 agora conta com tela de 10,25 polegadas na diagonal e resolução de 1.920 x 720 pixels.

 

Sem chave

A função de partida KEYLESS-GO (sem chave) está em todos os modelos e a tecla start/stop traz um novo design, lembrando o rotor de uma turbina.

 

Saiba mais

 

No Brasil, se orgulha de liderar as vendas de seu segmento - à frente do BMW Série 3 e do Audi A4.

 

No rol de mudanças, nova frente, faróis em LEDs e grades para indicar versões. Na traseira, novas lanternas com LEDs.

 

No Brasil, o Classe C corresponde a 40% de peso no portfólio da alemã.

No Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, será estrela no estande da montadora.

 

Serviço 

 

Newsedan Mercedes-Benz
www.newsedan.com.br/mercedes-benz/

Av. Rogaciano Leite

(85) 4009-2700

 

 

O que você achou desse conteúdo?