Logo O POVO+
Dicas valiosas
PopVeiculos

Dicas valiosas

Quais os cuidados necessários com os itens de plástico da cabine do carro?
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
"O silicone não limpa, ele só deixa um aspecto de 'brilhoso' na parte plástica", afirma Khalyl Tebet, diretor da empresa Car Wash Ecológico. De acordo com Khalyl, os componentes de plástico na cabine podem perder a resistência e até rachar devido à intensa e constante exposição ao sol. Porém, isso foi amenizado quando as pessoas adotaram o hábito de instalar películas fumês nos vidros. Assim, o produto mais indicado por ele é o Multi-ação, que faz a limpeza e a hidratação das partes plásticas. Para o painel não ficar oleoso, o líquido é aplicado e depois removido os excessos.

 

Como evitar uma pane seca?

[FOTO1] 

O cálculo deve ser feito a partir do momento que a luz de advertência se acende no painel, indicando que já está se utilizando a reserva de combustível. No manual do carro, é informado a capacidade máxima correspondente ao tanque reserva do veículo. Assim, a conta é simples: basta multiplicar a quantidade em litros do reservatório pela média de consumo. Se o carro consegue percorrer 10 km com um litro de gasolina e o tanque reserva comporta seis litros, por exemplo, supostamente ainda seria possível percorrer 60 km. Lembre-se que o resultado é apenas uma média e que o ideal é que se abasteça, pelo menos, quando a luz acender.

 

Como tirar adesivos de carro?

Se aquele adesivo que você colou no seu carro há alguns anos não faz mais o seu estilo, é possível removê-lo sem deixar rastros na lataria. Segundo Khalyl Tebet, uma das técnicas é a utilização de pistola de ar quente. São apontados três fatores que podem ainda deixar restante cola: tempo de exposição ao sol, qualidade do adesivo e extensão do período que a peça ficou colada. "Os adesivos da 3M geralmente não deixa cola, não deixa marca", afirma. Caso ainda seja detectado algum resíduo, ele pode ser retirado com a máquina de polimento politriz.

 

Como saber que é preciso colocar água no carro e qual é a sua importância?

 

No radiador, a água tem papel fundamental para manter o motor em temperatura mais amena. "Se está com pouca água, o motor esquenta", afirma o professor da UFC Roberto Bezerra. A verificação deve ser feita periodicamente. Em caso de superaquecimento, uma luz indicativa irá acender no painel, informando que já está acontecendo ou está prestes a acontecer. Também, a água do parabrisa não deve ser subestimada. Além de manter a limpeza, é ela quem vai garantir a visibilidade do motorista em locais de muita poeira, como perto de obras ou estradas não asfaltadas. Então lembre-se de checar o seu nível com uma certa periodicidade.

O que você achou desse conteúdo?