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Chinês no mundo dos sedãs
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Chinês no mundo dos sedãs

Arrizo 5 é montado na fábrica da CAOA Chery em São Paulo e chega às lojas em novembro
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Um novo modelo entra na briga dos sedãs no Brasil: é o Arrizo 5, terceiro carro fabricado pela Caoa Chery em Jacareí (SP) - além do subcompacto QQ e Tiggo 2. Com lançamento oficial previsto para o Salão do Automóvel de São Paulo, entre os dias 8 e 18 de novembro, a marca o apresentou no início desta semana, com média de preço entre R$ 69 mil a R$ 79 mil. Automático, ele possui motor 1.5L turbo, flex, com potências de 150 cv (etanol) ou de 147 cv (gasolina), e pneus Michelin.

 

Virá em duas versões - RX e RXT-, que inclui central multimídia com tela de sete polegadas, direção elétrica, chave com botão de partida, rodas de liga leve de 16", conjunto óptico em LED, e controles eletrônicos de estabilidade e tração. Na segunda versão, topo de linha, bancos de couro, teto solar elétrico, descansa braço central no banco traseiro, porta-copos, airbags laterais e dianteiros, e rodas de 17".

 

Com 4,53 m de comprimento, 1,81 m de largura e 2,65 m de distância entre eixos, o Arrizo 5 rivaliza com Toyota Yaris, Honda City e Volkswagen Virtus. 

 

Para o CEO da Caoa Chery, Márcio Alfonso, quem sabe até alcança o público do Honda Civic ou do Toyota Corolla. "Olhando para o que o produto oferece, a gente está acreditando que ele vai roubar alguns consumidores também dos sedãs um pouquinho maiores pelo que ele oferece de segurança, desempenho, conteúdo", disse ao O POVO.

 

Diferente do que ocorreu com o Tiggo 2, lançado primeiramente em versão manual para depois ser fabricado com câmbio automático, o Arrizo 5 manual não tem data exata, talvez meados de 2019. Isso a depender da reação dos consumidores, "se tiver uma demanda muito forte, aí a gente vai repensar a questão do manual", explica o CEO.

 

O Arrizo 5 é o segundo lançamento após a fusão da chinesa Chery com a brasileira Caoa, o primeiro foi justamente o Tiggo 2. Com ele, a fábrica de Jacareí deve chegar a uma média de 75 a 80 carros produzidos por dia (entre QQs, Tiggos 2 e Arrizos). Por enquanto, o ritmo é lento, até o fim do ano serão fabricados entre 750 e 800 modelos de Arrizo 5.

 

A virada na fabricação de Arrizo 5 acontecerá no próximo ano, quando a produção deve chegar a 600 por mês, sendo 500 destinados à venda - o restante é estoque. São mais de 200 peças nacionais no carro, segundo Márcio Alfonso, mas essa quantidade deve mais do que dobrar no biênio 2019-2020.

*A jornalista viajou a convite da Caoa Chery

 

 

FABRICAÇÃO

 

A maior parte dos componentes ainda é da China, mas no Brasil é montada toda a parte de carroceria e feitos tratamento anticorrosão, pintura, suspensão, sistemas de injeção e de partida fria, bomba de combustível.

 

FICHA Técnica

 

Motor: 1.5L VVT Turbo iFlex

Potência: 150 cv (etanol) e 147 cv (gasolina)

Torque: 190 Nm 1.500 rpm

Câmbio: Automático

Direção: Elétrica

Freios: a disco nas 4 rodas com ABS e EBD

Pneus e rodas: Liga Aro 16" (RX) e 17" (RXT)

Dimensões

Comprimento: 4532 mm

Largura: 1814 mm

Altura: 1484 mm

Distância entre eixos: 2650 mm

Porta-malas: 430 L

Tanque: 48 L

Peso: 1.348 kg

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