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O novo (ou a nova, como queira) Spin estreia na sociedade depois de uma cirurgia plástica. A grande mudança no modelo é estética mesmo, como uma resposta às críticas por seu visual, digamos, controverso. E deixando a profundidade de lado, chega às lojas custando entre R$ 63.990 na versão de entrada LS e R$ 83.490 Activ sete lugares (uma novidade).
E as mudanças lhe caíram muito bem. O carro está mais bonito e tem atributos para se manter ou até avançar entre famílias mais numerosas, frotistas e muito entre taxistas, sobretudo, com os sete lugares. Em uma cidade turística como Fortaleza, um diferencial e tanto.
Esta característica do carro, ser adequado para tanta gente, era um dos principais trunfos de venda do Spin. Era apenas um carro para resolver. Por esta razão, fazê-lo belo parecia não ser uma preocupação. Agora não mais. A campanha publicitária perfura a veia emocional.
Na nova Spin, nada de pneu na tampa traseira, a solução que conferia um visual mais descolado. Sai da frente do porta-malas e migra para o assoalho. Foi uma escolha. Saiu o pneu para entrar os dois lugares extras. Sem o estepe, aumentou a área permitida para o sexto e sétimo elemento.
No design pediram nuances de crossover. Segundo a GM, a inclinação do capô tem mais efeitos. Diz que melhorou a aerodinâmica, ajudando no desempenho.
No conjunto de mudanças no layout, alterações nos faróis. Estão agora mais afilados. A máscara negra deu charme e a luz de condução diurna em LED reforça a pegada mais moderna. Na traseira, a destacar as lanternas agora horizontalizadas e bipartidas, como na maioria dos utilitários esportivos urbanos. Traz um aerofólio esculpido na parte superior da tampa.
*O jornalista viajou a convite da Chevrolet
A família toda
-O Spin é um campeão de vendas. E em se tratando de famílias, ainda que os casais não sejam mais tão optantes por muitos filhos, há os recasamentos. Nestes novos arranjos, a turma que sai para passear exige mais lugares a bordo.
Novo Spin
Aqueles dois lá de trás, nos dois novos lugares da versão topo de linha, seguirão com o drama de sempre. Assim, e elas nem costumam reclamar mesmo, os novos assentos devem ser destinados a crianças. Caso opte por não ocupar o espaço de carga com a terceira fileira, tira-se. Sem ela e a segunda a capacidade de carga passa de 1 mil litros.
Por falar nos pequenos, a Spin passa a ter Isofix, o sistema para prendimento de cadeirinhas. Outra novidade: alerta para esquecimentos de pessoas e objetos no banco de trás. Já havia no Equinox. Ao desligar o carro, o sistema avisa em Português.
Controle eletrônico de estabilidade não é item de série.
O Novo Spin estreia em oito opções de cores para a carroceria: Preto Ouro Negro, Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Satin Steel, Cinza Graphite e Azul Blue Eyes, além dos inéditos Azul Caribe e Amarelo Stone, exclusivas das versões LTZ e Activ, respectivamente.
QUANTO CUSTA
Spin LS - R$ 63.990
Spin LT - R$ 68.890
Spin LT automático - R$ 69.990
Spin LTZ - R$ 78.490
Spin LTZ automático - R$ 81.990
Spin Activ automático - R$ 79.990
Spin Activ 7 automático - R$ 83.490
Ranking
Segundo dados da Fenabrave, foram emplacados de janeiro a junho em todo o País 9.817 carros do modelo. Isto conferiu o 31º lugar no ranking geral de autos do País. Só em junho foram 2.039.
TESTDRIVE
Testamos em Foz
O POVO dirigiu o modelo em Foz do Iguaçu, cidade escolhida pela Chevrolet por conta da beleza e da geografia. Assim como o novo Spin, estava em lançamento La Nueva Spin. Explica-se. O alvo é também o público do Mercosul. O teste completo foi dividido em trechos urbanos e estrada. Ao todo, 86 km. Na rodovia, a sensação de que o isolamento acústico pode ser melhor.
O espaço interno é amplo. O banco do motorista ganhou novo desenho, mais delgado. Isto aumentou em pouco mais de 2cm o espaço para o passageiro de trás. Ademais, a segunda fileira é corrediça. Avança 6cm para dar mais conforto à terceira. Nas configurações de cinco lugares do Novo Spin o porta-malas de 710 litros pode chegar 756 litros com a segunda fileira de bancos toda avançada.
Na mecânica, o mesmo motor 1.8 de 111 cavalos. O câmbio pode ser manual ou automático de seis marchas. Segundo o Inmetro, ele faz 10,3 km/l na cidade com gasolina e 7km/l com etanol. Na estrada, 12 km/l no trecho urbano e 8,3 km/l com etanol.
Beleza é algo muito pessoal, mas não se pode negar que a outrora "Capivara" teve um facelift agregador.(Jocélio Leal)
Serviço
Dafonte
Av. Borges de Melo, 1100 (85) 4042-1861 Av. Oliveira Paiva, 1111(85) 4042-1862
Silcar
1441, Av. Domingos Olímpio(85) 3031-3500 Av. Santos Dumont, 6575(85) 4042-0251
Codisman Fortaleza
MatrizAv. Rogaciano Leite, 1815(85) 3277-50005861, Av. Washington Soares, 5805(85) 3307-3400
Sanauto
Av. Barão de Studart, 1630(85) 4042-0970
KRAUTOP
Av. Mister Hull, 5000(85) 3455-7333