VERSÃO IMPRESSA

Proteção renovada

01:30 | 03/05/2018
[FOTO1]

O que fazer depois que o airbag é acionado?

Depois de um impacto, os airbags, item obrigatório para os veículos, é acionado. Mas o que fazer depois? Ele tem de ser trocado, tanto o painel do passageiro, como a bolsa do lado do motorista. E é preciso trocar todo o conjunto: o módulo, o sensor e o cinto de segurança. Se a troca for só a bolsa, a luz do painel que indica airbag acionado continuará acesa. A troca tem de ser feita em oficinas especializadas ou na concessionária.

 

Como aumentar a vida útil da bateria?

A principal dica é verificar a instalação de som ou de outro equipamento eletrônico, porque, se forem instaladas de maneira errada, o consumo da bateria aumenta. Igor explica que isso ocorre porque esses equipamentos não são originais de fábrica e, por isso, não foram desenvolvidas dentro do suporte da bateria original. “Outras dicas são sempre colocar a bateria recomendada pelo fabricante, ter atenção para não deixar a luz do painel acesa e não deixar o rádio ligado enquanto o carro está desligado”, enumera Igor. Outro hábito que pode ajudar a conservar a bateria é a limpeza nos conectores de seis em seis meses. Para quem mora muito perto da praia, esse período é reduzido de três em três meses.

O ar-condicionado consome quanta gasolina?

Bom, depende do tipo de carro. Isso porque alguns são mais econômicos e outros mais novos já vêm com tecnologia para que o consumo não seja tão afetado pelo uso do aparelho. Igor explica que, em média, em 1,5 km rodado, o ar-condicionado consome 1 litro de gasolina.

[FOTO2]

O que é vulcanização?

Disponível em algumas oficinas e borracharias, a vulcanização é um tipo de reparo no pneu. Ele é feito quando a estrutura original do pneu é afetada, for cortada ou rasgada, por exemplo. O proprietário da Fortress, Igor Costa, diz não recomendar o serviço. “Porque você mexe na estrutura do pneu e isso perde a confiabilidade do equipamento. Se for mal feito, pode até causar um acidente. O mais indicado é trocar o pneu mesmo”, explica.

 

GABRIELLE ZARANZA

TAGS