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Na pegada aventureira
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Na pegada aventureira

Comercializado nas versões automática e manual, modelo está em pré-venda. Preços variam de R$ 63.490 a R$ 67.990
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Um hatch com pegada aventureira. Assim se apresenta o Ka em sua versão “off-road” Freestyle (mesma do irmão Ecosport). Lançado em São Paulo, o modelo já se encontra em pré-venda ao preço de R$  67.990 na versão automática e R$ 63.490 com câmbio manual.
 

Por fora, o veículo mantém a característica da grade típica dos modelos da Ford. As lanternas foram redesenhadas para promover a separação do fluxo de ar e a redução de arrasto. O modelo apresenta um hack de teto que suporta até 50 kg de carga.
 

No interior, o aventureiro tem bancos que misturam tecido e couro. Os pontos no assento confirmam a esportividade. Vem, no quesito tecnologia e comodidade, com câmera de ré, sensor de estacionamento e o sistema SYNC 3. Para carregamento de celulares e outros aparelhos, duas tomadas USB estão posicionadas próximas à alavanca da marcha. Elas são iluminadas para proporcionar visibilidade ao condutor ou carona. Na parte da segurança, o Ka é reforçado com seis airbags.
 

O Ka é dotado com o motor 1.5 Ti de 3 cilindros. Entrega 136 cavalos de potência a 6.500 rpm. Traz controle independente dos comandos de admissão e escape, além coletor de escape integrado ao cabeçote. A bomba de óleo é variável com dois estágios de controle de pressão, o que beneficia a questão do consumo de combustível.
 

Na parte da engenharia, o Ka foi equipado com nova calibração de buchas de suspensão para redução de ruído de rodagem e reforços estruturais na carroceria para absorção do barulho quando o motorista pilota o carro.
 

Em se tratando de consumo, o hatch entrega 12,9 km/l quando abastecido com gasolina com a transmissão manual na cidade. No caso da transmissão automática, o percentual de consumo cai para 11,8 km/l quando abastecido com gasolina e tendo como ambiente de rodagem a cidade.

* O jornalista viajou a convite da Ford  

 

FORÇA %2b ITENS


DESEMPENHO
 

Motor 1.5 3C Ti-VCT 136 cv
Novas Transmissões
Direção Elétrica

SEGURANÇA
 

Airbag lateral
Airbag de cortina
Câmera de Ré
Sensor de Estacionamento Traseiro
Seta no retrovisor
Controle de Estabilidade e Tração
Assistente de Partida em Rampa (HLA)

ATRIBUTOS DE UTILITÁRIOS
 

Suspensão elevada
Rack de teto funcional
Moldura protetora do para-lama
Protetor de soleira da porta
Roda de liga leve 15”
Banco parcialmente em couro  

 

Na esteira dos lançamentos, a Ford já planeja um aumento do preço do Ka versão S (entrada) 2019 ao preço de R$ 45.490 

 

CONECTIVIDADE
 

• SYNC 3 com tela flutuante de 6.5 polegadas compatível com Android Autoe Car Play
• 2 entradas USB iluminadas  

 

DINÂMICA DO VEÍCULO

1. Pneus maiores: 185/60R15


2. Amortecedores e molas recalibrados: comportamento mais suave sobre superfícies ásperas


3. Maior diâmetro da barra estabilizadora: 23 mm

4. Aumento de 30 mm da bitola. Resultado: maior estabilidade


5. Eixo traseiro 30% mais rígido do que versão anterior


6. Coxinização do motor com o amortecimento hidráulico 

 

Ficha Técnica

 

Ford Ka Freestyle 2019
 

Motor: 1.5 Ti Flex 12V
Potência: 136 cv a 6.500 rpm
Torque: 16,1 kgfm a 4.750 rpm
Combustível: Gasolina e etanol
Direção Elétrica
Transmissão: Automático de seis velocidades

Dimensões
 

Altura: 1,57 m
Largura: 1,91 m
Entre-eixos: 2,49 m
Comprimento: 3,95 m
Peso bruto total: 1.135 kg
Porta-malas: 257 litros
Tanque: 51,6 litros

Fonte: Ford 

 

TEST DRIVE  

 

O POVO TESTOU

A valentia do Ford Ka Freestyle foi testada no campo de provas da montadora em Tatuí, Interior de São Paulo. O POVO conferiu de perto as novidades. Considerado um carro de entrada “recheado”, o modelo não deixa a desejar. O motor 1.5 cumpre a função de manter o carro estável em retomadas de marchas. Ultrapassar não se torna uma tarefa árdua e a rotação do motor não diminui bruscamente ao tirar o pé do acelerador.


Ao acelerar, o Ka não apresenta ruído interno. A cabine se manteve em silêncio durante a variação de terreno enfrentada. Isso se deve, segundo a Ford, ao isolamento acústico do carro. Foi feita uma nova calibração das buchas de suspensão para minimizar o ruído de rodagem, assim como reforços estruturais na carroceria para a absorção dos barulhos. Sim, o veículo é de encher os olhos. Mas a questão que ainda deixa o consumidor com o pé atrás, especialmente nesse período em que o consumo está travado, é o preço. Resta saber qual será o comportamento nos próximos meses. 

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