Logo O POVO+
Ele quer ser um SUV
PopVeiculos

Ele quer ser um SUV

Versão aventureira do compacto da Ford foi apresentado fechado e sem informações sobre motor ou câmbio. Nas lojas só no segundo semestre
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]


Não, o Ford Ka não é um SUV. Mas o Renault Kwid também não. Mas foi assim que a francesa posicionou seu compacto e agora a americana chama de utilitário sua novidade. Ambos, a rigor, apenas um pouco mais altinhos. Ao pé da letra, embalam e vendem para o distinto público aquilo que as pesquisas mostram como sonho de consumo. Com a Renault funcionou. No segundo semestres saberemos da Ford.
 

Na semana passada, em São Paulo, no palco do teatro Santander, descendo do teto em cabos de aço, a Ford fez a apresentação apenas por fora. Carro trancado e sem nenhuma informação sobre motorização ou câmbio. Era o mesmo dia no qual também o apresentara ao mercado indiano. Na estreia, os dois emergentes serão os primeiros de uma lista de 120 países.
[FOTO2] 

O visual é mais robusto que o Ka Trail, uma versão cuja permanência não é confirmada e nem desmentida. Comedida, a Ford não batizou o Ka de SUV, daí bordou a sigla CUV (Compact Utility Vehicle). Ok. Pela cacofonia não deverá pegar.
 

Mais alto e mais atrevido. A principal mudança externa é mesmo a altura em relação ao solo. Ainda que mais elevado, a Ford garante não haver prejuízo para a aerodinâmica e a dirigibilidade. Assim como um urbano põe bermuda, botas e chapéu ou boné para fazer uma trilha, o FreeStyle se veste à caráter.
Ganhou rack de teto em alumínio, protetores de plástico nas caixas de rodas, grade e para-choques com detalhes metálicos, retrovisores pretos, rodas com desenho exclusivo e faróis com detalhes cromados. O modelo tem rodas de liga leve aro 15.

[QUOTE1]
O modelo tem DNA de engenheiros do Brasil, Argentina e Índia. Pela descrição da Ford, terá central multimídia Sync 3, com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas. Nada sobre motores, mas hoje o Ford Ka é vendido no Brasil em duas versões: 1.0 de três cilindros com até 85 cv e 1.5 com até 110 cv. Os dois flex. Importante: deverá ter câmbio automático.

*O jornalista viajou a convite da Ford.   

[FOTO3] 

KWID PUXOU A TENDÊNCIA


O Renault Kwid chegou às lojas em setembro arrasador. Como segundo carro mais barato do Brasil e ainda um posicionamento ousado, de SUV dos Compactos, o modelo virou o fenônemo do ano. Estreou como vice-líder em vendas no mês, com pouco mais de 10 mil unidades. Depois, a realidade se impôs e as vendas se estabilizaram bem abaixo. Em boa medida por ser o que de fato é, um compacto. Mas o Kwid é um marco. Inaugurou esta tendência que o Ford Ka FreeStyle segue. (JL)   

 

O QUE VEM POR AÍ

Ka FreeStyle
• O modelo será fabricado em Camaçari (BA) utilizando a plataforma do Ka, mas com investimentos na planta.

• A nova versão aventureira tem para-choque dianteiro redesenhado. Passa a ter recorte em ‘C’ na extremidades, onde ficam os faróis auxiliares.

• O logo da Ford passa a ocupar o centro da grade, em vez de ficar em cima dela.

• O Ka Trail parte hoje de R$ 48.880 (1.0 de três cilindros) e R$ 53.080 (1.5 de quatro cilindros).  

 

PELO MUNDO

[FOTO4] 

NA EUROPA,  O MESMO CONCEITO
 

Na segunda-feira, a Ford Europa apresentou o novo modelo utilitário compacto, o Ka%2b Active, a ser lançado no final do ano por lá. O futuro hatch compacto aventureiro segue o mesmo conceito do Ka FreeStyle.
 

Tal qual o conceito do Freestyle, o Ka%2b Active também tem maior altura de vão livre do solo e suspensão calibrada às características do produto. Na definição da montadora, adaptações feitas para melhor atender às condições das estradas e preferências dos consumidores europeus.
 

Na Europa, além do novo motor 1.2 Ti-VCT a gasolina de três cilindros, com 70 cv ou 85 cv, a linha terá uma versão a diesel, o 1.5 TDCi de 95 cv, com tecnologia Auto Start-Stop e adaptado aos novos padrões de emissões.
No rol de equipamentos, central multimídia SYNC 3 – também anunciada para o FreeStyle - sensor de chuva, faróis com acendimento automático, para-brisa aquecido, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, botão de partida e monitoramento de pressão dos pneus.
O Ka%2b Active é o segundo modelo de uma nova linha de crossovers da Ford. 

 

O Fiesta Active estreia no mercado europeu no final do ano, com estilo inspirado em SUVs. O novo Ka foi lançado na Europa no final de 2016, como Ka%2b, e já vendeu mais de 61 mil unidades. 

 

REDES SOCIAIS
 

Facebook: http://bit.ly/2EKgHtci
Instagram: @popularesopovo 

O que você achou desse conteúdo?