VERSÃO IMPRESSA

Dicas e serviços

01:30 | 08/02/2018

 

Atenção com o carro antes de pegar estrada!

 

CUIDADOS

 

Revisão necessária

Uma lanterna queimada, um pneu furado sem ter o estepe de substituto ou o nível de óleo abaixo do recomendado pode tornar uma viagem com a família descontraída em um passeio de reboque. Assim, é preciso tomar cuidados antes de pegar a estrada para que a segurança e a diversão sejam garantidas.

 

É necessário fazer a conferência fundamental: óleo, calibragem dos pneus, balanceamento, alinhamento, estepe e água do radiador. “Lembrar de olhar o estepe, ver se está com a pressão necessária para rodar”, aconselha Roberto Bezerra, engenheiro mecânico e professor da UFC. Também é preciso realizar a revisão elétrica dos piscas e dos faróis. Dessa maneira, reduz-se as chances de uma pane.

 

Além disso, não se pode esquecer da verificação do nível de óleo, cuja função é diminuir o atrito entre as peças do motor. “Pode levar prejuízo: desgaste e aquecimento no motor”, explica Bezerra. Ou seja, quando o carro trafega com nível baixo, pode causar além do desgaste das peças, redução no desempenho, excesso de calor e até a fundição do motor. A verificação do nível de óleo deve ser feito com o motor frio e em um lugar plano.

 

APLICATIVOS AUXILIARES

 

NA VIAGEM

GOOGLE MAPS

Você pode baixar mapas de áreas previamente escolhidas. Assim, você pode ter acesso às estradas sem necessidade de conexão à internet, que é útil quando se atravessa uma área sem serviço no celular.

WIKIROTA

É útil para quem quer planejar os gastos. Ao informar ponto de partida, destino, média de consumo do veículo, o tipo de veículo e o preço pago em combustível, ele calcula o gasto final com os pedágios inclusos. Pode ser interessante para quando o custo é dividido entre os passageiros.

 

TAGS