PUBLICIDADE
Jornal
VERSÃO IMPRESSA

a hora de quebrar o cofre

As lojas já estão em clima de Black Friday. Confira alguns cuidados na hora de fazer compras e não se arrepender de ter partido o porquinho!

21/04/2019 21:38:10
.
. (Foto: Getty Images/DNY59)

ANÁLISE

Não esqueça de ler as letras de rodapé e as condições de contrato dos produtos. Algumas lojas podem mudar política de troca ou entrega.

SEGURANÇA

Antes de comprar, confira a reputação do site ou da loja em plataformas e órgãos como Procon, Decon e consumidor.gov.br.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Antes de começar as pesquisas, a dica de ouro é fazer uma lista do que você precisa comprar ou almeja. Aí também entram aqueles itens que você gostaria de adquirir para presentar os outros, explica o educador financeiro Reinaldo Domingos. Autor do livro Terapia Financeira e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), ele orienta:

• Não compre se for para se endividar. Parcelamento também é uma forma de dívida. Se for inevitável, tenha certeza de que cabe no orçamento;

• Analise os custos extras do produto posteriormente;

• Se antecipe à Black Friday: anote os preços dos produtos que deseja dias antes;

• Se estiver em situação financeira problemática e quiser adiantar as compras de Natal, uma dica é priorizar as crianças. É mais fácil explicar para os adultos ou jovens quando não é possível comprar;

• Converse com as pessoas e tente entender quais são os reais desejos delas, sem cair na pegadinha de comprar coisas caras, mas sem necessidade.

TAGS