PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

10 tons de cinza

Descubra como usar materiais de cores sóbrias para trazer sofisticação e criatividade ao lar

06/07/2019 02:38:31
.
. (Foto: divulgação juliana atem )

Apostar no cinza pode deixar de ser uma escolha simples para ser bem sofisticada. É por isso que materiais como cimento, concreto, aço e metal são utilizados na arquitetura de casas e ambientes de trabalho. A arquiteta Juliana Atem explica que o toque urbano rústico dos elementos é desejado principalmente pela sensação de durabilidade e inovação passada por eles.

De acordo com Juliana, a graça desses materiais é a aparência inacabada e natural. "Eu não entendo o concreto como algo bruto, eu o entendo como rústico. Algo que está exposto, cru. Para mim, ele faz relação com outros materiais também crus, tipo madeira que não foi totalmente vernizada", diz. Para decorar, a arquiteta sugere o uso de tecidos como algodão, palhas e jutas. Além disso, as plantas são mais que bem-vindas para compor a selva de concreto.

No entanto, apesar de serem elementos comuns a obras, é preciso mão de obra qualificada para trabalhá-los como itens decorativos. O zelo no acabamento das peças deve ser o principal foco do profissional, em específico na confecção de paredes de concreto e cimento. "O mais bonito é conseguir ver as imperfeições do fazer do concreto, os tons e sobre-tons do cinza. O que vai parecer estar inacabado são os cantinhos mal feitos, sem cobertura", diz Juliana.

A arquiteta ainda aconselha verificar a procedência dos materiais no momento da compra. É comum encontrar peças vendidas como aço, por exemplo, que na verdade são apenas revestimentos cromados que simulam a aparência da liga metálica. Depois, é essencial contratar profissionais que saibam manusear os materiais. "Não adianta ter material de boa qualidade e uma mão de obra que não está qualificada", reforça a arquiteta.

 

Clique na imagem para abrir a galeria

Parede de cimento na sala

Erica Atem, 43, estava decorando a primeira casa quando pensou em experimentar cenários diferentes. Por isso, a psicóloga optou pela parede de cimento na sala de estar. "Gosto [do cimento] por ser despojado. Lembra lugares onde são construídas coisas, galpões." Para quebrar o cinza, Erica brinca com cores nos enfeites e móveis de madeira com detalhes em ferro. Ela aproveita os livros, misturados a plantas pequenas e quadros, para dar charme ao espaço.

Estúdio de concreto, metal e madeira

Leonardo Moura Leitão, 38, é um dos sócios do Cod3r Cursos, canal de YouTube sobre programação. O Cod3r precisava de cenário flexível e simples, capaz de ser adaptável de acordo com a temática abordada nos vídeos. Por isso, o concreto, o metal e a madeira foram os elementos escolhidos pelos sócios. "A gente percebeu que dá para ter um ambiente mais sério e [também] descontraído com esses materiais", conta.

Materiais

Madeira

Cimento

Pedra

Concreto

Aço

Metal

Inox

Ferro

Revestimentos

Tintas

Catalina Leite