Logo O POVO+
Inspiração para a casa
Pop-Imoveis-E-Construcao

Inspiração para a casa

Como dar uma nova cara a uma residência alugada sem fazer obras?
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Render of a beautiful and modern living room for young family. Concrete and wood desing with yellow color furniture to enrich the room. (Foto: Getty Images/FluxFactory)
Foto: Getty Images/FluxFactory Render of a beautiful and modern living room for young family. Concrete and wood desing with yellow color furniture to enrich the room.

Ter o próprio cantinho é o sonho de muita gente. Decorar do jeito que preferir e deixar tudo a cara do morador. Mas, como fazer isso em uma residência alugada? É possível? Para além do uso de pinturas, que o arquiteto Roberto Araújo já considera uma opção barata, é importante preferir móveis soltos e desmontáveis. Além disso, uma simples mudança na iluminação pode mudar a personalidade de qualquer ambiente. Para isso, o profissional recomenda o uso de trilhos elétricos, calhas de alumínio e spots de iluminação. A adesivagem também é uma opção para não danificar a pintura, porque costuma ter uma cola menos aderente do que a do papel de parede.

É possível ter uma lareira em casa?

O calor do Ceará não é muito convidativo para se ter uma lareira, mas isso não significa que seja impossível. Além da lareira tradicional, composta por tijolos e de design rústico, o arquiteto Roberto Araújo indica modelos que usam gel ou gás para seguir uma linha sofisticada e clean. Em vez de tijolos, o mármore pode ser usado. "Têm algumas que já vem prontas, feitas de aço. A lareira pode até ficar suspensa!."

Existe alguma combinação de cores que não deve ser usada de jeito nenhum?

Existem cores que, combinadas, não favorecem a composição do ambiente, como verde, rosa, vermelho e amarelo. De acordo com o arquiteto Roberto Araújo, o problema é que os tons podem cansar os moradores. A lista de cores a evitar também depende da iluminação aplicada, que pode fortalecer ou enfraquecer determinados tons. "Nada contra ter um quarto vermelho, mas com o tempo pode cansar. Uma opção para suavizar é usar mobiliário branco", indica Roberto.

É possível colocar um bom ar condicionado sem muita quebradeira?

O ar condicionado é um item de desejo de muitos brasileiros, mas a obra necessária para a instalação pode ser desestimulante. O arquiteto Roberto Araújo revela que o morador não passa por grandes transtornos quando o prédio já apresenta instalação própria para facilitar a aplicação do produto. Se a demanda for reduzida, refrigeradores portáteis podem ser a solução, já que os itens apenas mantém o ambiente com uma temperatura agradável. Nos casos em que a obra não pode ser evitada, Roberto sugere a utilização de cortinas ou móveis com prateleiras para camuflar a intervenção.

Se eu decorar a sala com um estilo, tenho que decorar os demais ambientes com esse mesmo estilo?

A decoração da casa depende, principalmente, do morador. Dessa forma, sempre é possível mesclar combinações inusitadas de forma harmoniosa, com a ajuda de um profissional. "Todos os casos são possíveis, tudo depende da dosagem, do feeling, saber o que permite, o que não permite", explica o arquiteto Roberto Araújo. O profissional indica que, em ambientes interligados, é interessante manter estilos similares, suavizando na transição entre os dois. "Para quem gosta de unidade, tudo bem manter um padrão, mas para quem gosta de diversidade pode variar de acordo com o ambiente. Um quarto mais divertido ou mais romântico, por exemplo. Acho interessante as diferenças porque se torna uma surpresa agradável", destaca Roberto.

O que você achou desse conteúdo?