Logo O POVO+
Para correr umventinho
Pop-Imoveis-E-Construcao

Para correr umventinho

Arquitetos apostam em ventilação natural para uma circulação de ar saudável e barata
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Você já chegou aos lugares e parou para observar atentamente como funciona a ventilação daquele espaço? A ventilação de um imóvel é o ponto chave para se ter um ambiente arejado e agradável, e muito disso parte de como os arquitetos planejam para que ela ocorra.

 

Ventiladores e ar-condicionados são objetos que auxiliam na ventilação, mas consomem energia, requerem manutenção e contribuem com a proliferação de bactérias e poeira caso não estejam devidamente limpos. Com isso, algumas formas alternativas e bem pontuais ajudam a projetar a ventilação do espaço.

 

Entre os diversos tipos de ventilação, uma que está em alta é a natural por oferecer diversos benefícios não só para a saúde, como também para o bolso. 

 

"Fazer um bom uso da ventilação natural é uma estratégia da arquitetura sustentável, sendo o vento uma energia renovável e inesgotável. A ventilação natural consegue que o ar se renove e aumenta o conforto térmico dos ambientes", comenta o arquiteto Victor Correa.

 

Outro ponto positivo a se destacar é que o bom uso dessa técnica tornará possível alcançar eficiência energética de uma edificação. Não seria interessante reduzir os custos de energia ao mesmo tempo em que você se preocupa em melhorar a ventilação da casa? "Ao permitir que a ventilação natural cumpra sua função de melhorar o conforto térmico, menos se gastará com ar-condicionados e ventiladores, e assim haverá redução no valor da conta de energia", diz Victor.

 

Investir em janelas é uma excelente alternativa de aumentar a ventilação natural, é o que recomenda o arquiteto Pedro Nobre. "O projeto deve começar com o estudo da região, pois as direções do vento variam de uma região para outra. É importante conhecer a posição da casa e, a partir daí, fazer uma distribuição de janelas por todo o imóvel, deixando elas sempre em extremidades opostas", destaca o arquiteto.

 

Dicas

 

1. A ventilação cruzada é uma técnica que pode ajudar na melhor circulação do vento. Nela, são colocadas duas janelas em paredes opostas para o vento cruzar este ambiente, entrando por uma janela e saindo por outra.

 

2. Outra dica é utilizar o chamado efeito chaminé, em que o ar quente sai por cima da edificação por meio de uma abertura, deixando o ar frio no chão por ser mais pesado.

 

3. Brises é um tipo de janela que controla a luz e iluminação, permite a entrada de ar ao mesmo tempo que protege dos raios solares.

 

4.As fontes e piscinas podem ser aliadas. Elas permitem que o vento leve a água evaporada para dentro das edificações, tornando-os mais frescos.

 

 5. Vale a pena construir um ambiente com uma grande diferença de altura entre o piso e o teto. Isso fará com que o ar quente fique sempre em cima em um teto alto.

 

6. Identifique de onde vem a corrente do vento. Assim você saberá onde instalar janelas e portas a ponto de melhor aproveitar a ventilação.

O que você achou desse conteúdo?