Logo O POVO+
Decoração para seu pet
Pop-Imoveis-E-Construcao

Decoração para seu pet

Como construir ambientes adaptados para animais de estimação?
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
Os projetos de decoração e reforma de um ambiente devem sempre ser desenvolvidos de acordo com as necessidades dos ocupantes, e os animais de estimação não podem estar de fora. Eles são importantes moradores e apresentam carências específicas. Dessa forma, a arquiteta Juliana Atem recomenda listar as principais características de cada raça ou espécie em questão, como quantidade de pelo, temperatura ambiente ideal e hábitos de alimentação e sono. "O ideal é inserir essas informações logo no início do planejamento do espaço, junto ao profissional responsável pelo projeto, para evitar reformas radicais com o ambiente já ocupado, como, por exemplo, mudanças de piso ou demolições", esclarece.

 

Como fazer da TV da sala um item de decoração? 

 

Uma grande tela preta com a fiação aparente pode ser um obstáculo na vida daqueles que prezam por uma decoração impecável, mas a arquiteta Juliana Atem tem a solução. A profissional garante que a TV e os demais equipamentos de som podem sim estar em harmonia com a decoração do ambiente, se bem posicionados. Para isso, Juliana explica que o primeiro passo é escolher a medida adequada da tela de acordo com o espaço disponível, garantindo a altura e o alinhamento corretos no momento da instalação. "Se quiser dar destaque, faça caixas de passagens embutidas na alvenaria para passar a fiação e fixe a tela com um suporte direto na parede. Essa superfície pode ter apenas uma pintura, revestimento especial, ou painel de MDF (material derivado da madeira) iluminado. Se preferir a TV mais camuflada entre a decoração, acomode-a numa estante e adorne com livros, quadros apoiados e objetos decorativos", sugere.

 

Como harmonizar a decoração de um quarto para uma criança e um adolescente?

 

Ao mesmo tempo em que muitos têm memórias felizes da época em que dividiam quarto com irmãos, a ideia de que um espaço próprio pode estimular o exercício da individualidade responsável, principalmente durante a infância, ainda se mostra presente no pensamento dos pais. Assim, de que forma é possível lidar com esses dois aspectos em uma realidade cada vez mais comum de apartamentos compactos? "É prudente evitar temas muito específicos, fugindo de personagens ou cores muito marcantes. Uma boa alternativa é buscar elementos lúdicos que façam parte do imaginário da família e das crianças para conduzir o conceito do projeto. A base em tons neutros, como o cinza, conversa muito bem com outras cores e permite a combinação de várias estampas ou grafismos", explica a arquiteta Juliana Atem.

 

Quais são as dicas para se ter uma lavanderia organizada? 

 

A organização é característica essencial para um lar harmonioso, sendo ainda mais necessária no cômodo em que toda a limpeza da residência é planejada. Assim, a dica da arquiteta Juliana Atem para uma área de lavanderia bem preparada é a setorização. "A primeira distinção deve ser entre área seca e molhada, se possível em paredes diferentes. Os armários também seguem a mesma lógica, para cada porta ou nicho uma categoria: material de limpeza, panos, ferramentas, baldes, bacias etc. Na ausência de armários fechados, as prateleiras e caixas organizadoras cumprem a mesma função. Outro aliado importante é o cabide de parede, que acomoda bem sacolas retornáveis, aventais e acessórios de limpeza diária", recomenda.

O que você achou desse conteúdo?