Logo O POVO+
Tradição de casas
Pop-Imoveis-E-Construcao

Tradição de casas

Diretor comercial da Carneiro de Melo, Mário Zacchigna fala sobre condomínios horizontais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Morar em casa deixou de ser usual na capital cearense, pelo menos no miolo dos bairros Aldeota e Meireles. A edificação exige maior espaço, encontrado pela Carneiro de Melo na área Sul da cidade, onde o modelo se reinventa em condomínios fechados. É uma forma de aliar o conforto da casa à segurança dos prédios, segundo o diretor comercial da construtora, Mário Zacchigna.

 

Último lançamento da construtora, o Carmel Bosque Duo é entregue agora em outubro com 26 casas, de a partir de 229m², na região da Lagoa Redonda. 

 

Também está em andamento a obra do Carmel Taíba, com aproximadamente  35 suítes de luxo. É o que conta Mário durante participação no Programa Mercado Imobiliário, da Rádio O POVO-CBN, com o jornalista Jocélio Leal.

 

Esse é o melhor momento para o comprador, na opinião do diretor comercial, pois taxas de juros menores favorecem a compra do imóvel. A tendência do mercado, segundo ele, é de projetos mais refinados, cheios de detalhes e diferentes uns dos outros.

 

O POVO - A construtora Carneiro de Melo só lança produtos horizontais.

 

Mário Zacchigna - Isso mesmo, a expertise da Carneiro de Melo são condomínios horizontais de casas, que são 17 no total, entregues em Fortaleza, e um no Eusébio. Então, nesses últimos anos a construtora se especializou em um nicho de mercado que é pouco procurado pelas grandes incorporadoras de Fortaleza.

 

OP - Por que?

 

Mário - Exige uma expertise como eu falei, talvez um estudo maior, dá mais trabalho fazer o projeto, é um projeto mais rebuscado, tem que ser feito com um pouco mais de atenção. Porque são, como se fossem 115 mini projetos, se for um condomínio com 115 casas, tem que ser feito com muito esmero realmente para não dar dor de cabeça.

 

OP - No que os projetos da Carneiro de Melo diferem de projetos afins, do tipo Alphaville etc?

 

Mário - Eu vou citar aqui o que os clientes me falam, a minha opinião é muito baseada no que eu escuto na ponta com os clientes, os moradores. A questão do acabamento superior, do acabamento feito com muito esmero, é um dos diferenciais da construtora, e também a área de lazer, que é bem exclusiva. 

 

As pessoas procuram o Carmel, como a construtora é conhecida em Fortaleza, são aquelas que já chegaram lá, já tem certeza do que querem, então elas buscam o condomínio para não ter dor de cabeça, ter paz, ter sossego, para serem felizes.

 

OP - Explica como funciona esse projeto diferente de cada unidade.

 

Mário - Quando você vai fazer um projeto vertical, por exemplo, um prédio, ele tem apenas um teto. Se você for fazer um condomínio de 32 casas, são 32 tetos, 32 fundações, pequenos projetos hidráulicos, elétricos, e assim por diante. A gente procurou manter a mesma equipe que fez os primeiros condomínios, há 17 anos, os mesmo engenheiros, os mesmos mestres de obra que fizeram os primeiros condomínios adquiriram essa expertise ao longo do tempo e estão até hoje com a gente.

 

OP - No que os projetos diferem um do outro?

 

Mário - Um outro diferencial é que a gente vem observando o mercado e a sociedade, nós inicialmente lançamos condomínios de casas de até 700 m², casas de 500 m² para quem gosta realmente de espaço. Mas, como a sociedade mudou, os casais, a maioria não tem mais cinco, seis filhos, tem 1 filho por família, a gente também mudou um pouco o produto. Temos produtos com 94 m², 100 m², existe uma tendência no mercado de compactar os imóveis, a gente já está acompanhando o programa e sabe desses lançamentos, mas a gente prefere fincar e se especializar, buscar atender ao público que gosta de espaço. Aquele público que gosta de um pet, de um animal de grande porte, ele dificilmente vai se adaptar em um apartamento, ele vai precisar realmente de uma área, de um quintal, de um corredor.

 

OP - O cliente tem opção de interferir no projeto dele e área comum padrão.

 

Mário - Sim. A gente tem um outro diferencial para vencer esse momento do mercado um pouco mais desafiador, a gente começou a mobiliar as casas e entregá-las 100% mobiliada e decorada. Como opção para o cliente.

 

OP - Brigando no preço?

 

Mário - Exato, como tem muitas parcerias, muitos clientes, a gente conseguiu condições incríveis para fazer essa casa uma casa dos sonhos, só que dentro de uma condição que o cliente consiga ver, perceber a vantagem.

 

OP - O mercado de condomínios horizontais proporciona às pessoas matar a saudade de andar na rua, sem a loucura da vida real, mas quem está do lado de fora se depara com o muro. Como vocês trabalham o entorno do condomínio, sem criar zonas cegas, um problema urbano?

 

Mário - É uma preocupação desde o início da concepção do projeto o entorno do condomínio, então desde utilizar mão de obra do entorno, seja para irrigar as plantas, na obra. A gente tem uma preocupação sim, as calçadas, o acesso às ruas. Na região da Lagoa Redonda, ali próximo dos colégios, a Carneiro de Melo chegou a pavimentar algumas ruas, melhorar o acesso aos condomínios, fazer a parte paisagística também, algumas áreas comuns para a sociedade, para a cidade. Plantar algumas árvores, coqueiros, para deixar a chegada e a saída agradável e também para quem mora no entorno.

 

OP - Quando o mercado volta a ter a mesma luz de outrora?

 

Mário - Segundo meu ponto de vista, o mercado já está melhorando, mas a gente tem que ter muita cautela quando fala de melhora, no sentido de lançamentos. Ele está melhorando para quem quer comprar, eu nunca tinha presenciado as construtoras concedendo tantas condições favoráveis para aquisição do imóvel novo. Nos últimos cinco anos, se eu não me engano, esse é o melhor momento para quem está a procura de um imóvel novo. Os bancos também perceberam essa necessidade e começaram a baixar taxas de juros e liberar o crédito, tão importante para essa aquisição.

 

OP - Há o estoque.

 

Mário - Você não vai comprar o resto do estoque, uma unidade que ninguém quis. Não, as construturas possuem sim boas unidades, só que elas estão com um apetite que eu nunca tinha sentido. Para o comprador, esse é o melhor momento, para as construtoras, eu acho que um pouco mais de cautela, esperar o primeiro semestre do ano que vem, se esse estoque vai se equalizar, está se regulando, e aí sim, as construtoras vão ter que construir. É o negócio delas, elas têm projetos aprovados, terrenos comprados, equipes e estrutura. O que vai ocorrer é: serão produtos mais refinados, com mais detalhes, não vai ser mais aquele Ctrl C, Ctrl V, projetos bem parecidos um do outro. Não, eles vão realmente ter que se destacar nos diferenciais construtivos.  

 

OP - As pessoas vão ficar mais criteriosas na compra.

 

Mário - Aquela festa de 2014 já passou, acho que agora são clientes decididos, que realmente precisam de um imóvel novo, imóvel maior, em outra localidade, com mais área de lazer, enfim. Com mais benefícios, mas ele vai estar atento sim para os diferenciais. 

 

NOVIDADE

A Carneiro de Melo possui, no setor hoteleiro, o Carmel Cumbuco, no município de Caucaia, e o Carmel Charme, na Praia de Barro Preto, em Aquiraz. Na unidade Cumbuco, há 89 quartos, enquanto no segundo há uma média de 30. "A gente juntou uma equipe de especialistas, de arquitetos, alguns de São Paulo e de Fortaleza também, o Marcelo Franco. Eles fizeram um projeto que a gente entende e acredita que é diferenciado de todos que a gente já viu aqui no litoral cearense", adianta Mário Zacchigna.

 

ÁREA COMUM 

 

Os condomínios Carmel oferecem, segundo o diretor comercial, piscina com raio de 25 metros, sauna integrada, salão de festas decorado, campo de futebol, academia e espaço kids.

 

Multimídia

Confira o programa Mercado Imobiliário na íntegra em https://bit.ly/2C6HO2q

O que você achou desse conteúdo?