Logo O POVO+
Seu condomínio na linha
Pop-Imoveis-E-Construcao

Seu condomínio na linha

Os principais desafios de síndicos e condôminos serão discutidas na 2ª edição da Expo Market Condomínios
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Sustentabilidade, segurança e administração. Em um condomínio há impasses que ainda são dilemas para síndicos e condôminos, desde de como resolver conflitos entre vizinhos a como lidar com inadimplência. As dúvidas mais relevantes do seu prédio serão abordadas na 2ª edição da Expo Market Condomínios, nos dias 19 e 20 de outubro, no Shopping RioMar Fortaleza. São 18 horas de palestras, além de exposição com empresas de serviços para condomínios. O evento é gratuito e é uma realização da rádio O POVO CBN e O POVO.

 

"Os conflitos mudaram com o crescimento dos condomínios. Hoje você tem uma área de lazer grande, churrasqueira, sauna, quadra disso, quadra daquilo, e isso cria mais conflito. Os principais são falta de educação no uso da área comum, barulho alto no salão de festas acima do horário permitido, ocupação indevida de garagem, incômodo por animais e atraso no pagamento", diz o advogado Afrânio Melo. Ele comanda a palestra "Conflitos entre condôminos: como agir?", na sexta-feira, 19.

 

No centro destes conflitos está a inadimplência, problema que, apesar de individual, reflete em todos os moradores. "A dificuldade financeira dos condôminos é a principal causa da inadimplência, mas a falta de acompanhamento, junto com a inércia dos síndicos em fazer a cobrança, agrava ainda mais o problema", destaca o advogado Robson Sobreira. 

 

Segundo ele, é possível adotar algumas atitudes antes de recorrer à Justiça, assunto que discute na palestra "Gestão da inadimplência: aspectos legais". "A primeira opção é procurar o morador inadimplente e tentar uma composição para sanar tal inadimplência. Depois, não resolvido em composição, sugere-se a inscrição do nome do inadimplente nos órgãos de restrição ao crédito, como no SPC", indica.

 

Dar margem à inadimplência é inclusive um dos pontos que devem ser levados na hora de planejar o orçamento do condomínio. "A gestão orçamentária é de extrema importância na administração-financeira e no planejamento condominial, pois é a partir dela que são definidos os reajustes na taxa de condomínio, aprovação de obras e outras decisões importantes, além disso, demonstra transparência aos condôminos", completa Rafael Paiva, professor de Gestão do Senai Ceará.

 

Nesta seara, reduzir custos torna-se um meio para evitar contas altas. Responsável pela maior parte da taxa de condomínio, segundo o engenheiro elétrico Odailton Arruda, a conta de energia pode pesar menos no bolso com algumas atitudes em conjunto no condomínio. "Além de trocar as lâmpadas tradicionais pelas de LED, a tendência é automatizar tudo, sistemas que ligam e desligam em horários estabelecidos", destaca Odailton, responsável pela área de Novas Oportunidades em Sustentabilidade do Grupo Enel Brasil. Na sua palestra, apresentará o Ecoenel, programa que dá descontos na conta de luz com base na pesagem de resíduos recicláveis produzidos pelo condomínio. 

 

Quem são os palestrantes

[FOTO6] 

Afrânio Melo, assessor jurídico da Associação das Administradoras de Condomínio e especialista em Direito condominial. Palestra: Conflitos entre condôminos: como agir? Dia 19, 16h.

 

"O síndico tem que ser um grande conciliador, exige-se que antes de pensar em qualquer situação de conflito, ele venha para agregar soluções. Hoje os grupos de whatsapp do condomínio tem ajudado nisso. O síndico tem uma comunicação mais rápida e eficiente.

[FOTO4] 

Odailton Arruda, responsável pela área de Novas Oportunidades em Sustentabilidade do Grupo Enel Brasil. Palestra: Energia - o programa Ecoenel: um grande aliado para redução da conta de energia. Dia 19, 17h.

 

"A energia é um dos principais insumos do condomínio, principalmente os que têm elevadores. O Ecoenel é um programa que conta com pontos de coleta na cidade. Esses pontos recebem qualquer tipo de reciclável e garantem um desconto na conta de energia"

[FOTO2] 

Will Robson Sobreira, advogado especialista em Direito condominial há 18 anos. Palestra: Gestão da inadimplência: aspectos legais. Dia 19, 19h.

 

"Jamais o síndico deve expor o nome do devedor como inadimplente do condomínio aos demais condôminos ou aos visitantes do condomínio, fazendo cobranças vexatórias ou expondo o nome do devedor ao público em geral."

[FOTO5] 

Rafael Paiva, professor especialista da área de Gestão no Senai Ceará. 

Palestra: Gestão de Orçamento. Dia 20, 10h10.

"Para realizar a gestão orçamentária devemos levantar todos os custos fixos e variáveis, ter um controle das receitas, lembrar-se de deixar margem para a inadimplência, realizar previsões levando em conta a situação passada, atual, futura e eventuais contingências que possam aparecer, dentre outros."

[FOTO3] 

Ciro Mariano, consultor na implantação do eSocial e professor na área de Departamento Pessoal. Palestra: eSocial: entendendo as mudanças. Dia 20, 16h.

 

"A principal dificuldade com eSocial é a adequação às regras, como informações de segurança, saúde e trabalho dos condomínios. Ainda que a mão de obra seja terceirizada, o condomínio tem responsabilidade. Mudou para janeiro de 2019 o início da obrigatoriedade do eSocial."

 

Thiago Machado, CEO do Instituto Ecozilla. Palestra: Sustentabilidade em condomínios.

 

Alexandre Dias da Rocha Branco, presidente da Comissão de Direito  Imobiliário da OAB/RJ. Palestra: O mercado de trabalho em condomínios e a regulamentação da profissão de síndico.

 

Aparecida Silva, pedagoga empresarial. Palestra: Administração de pessoas: aspectos legais e operacionais.

 

Flávia Taleires, coordenadora de Grandes Clientes da Cagece. Palestra: Água - uso consciente e ações efetivas para economizar (lei da individualização dos hidrômetros).

 

Lawton Parente, engenheiro civil e responsável técnico da Construtora Engeterra. Palestra: Manutenção e inspeção predial.

 

2º Expo Market Condomínios

Dias: 19/10 (das 14 às 22 horas) e 20/10 (das 10 às 18 horas)

Evento Gratuito

Inscrições e mais informações: expomarketcondominios.com.br

O que você achou desse conteúdo?