Logo O POVO+
4 dicas para aluguel
Pop-Imoveis-E-Construcao

4 dicas para aluguel

O que você precisa saber para não se arrepender ao alugar um imóvel
Edição Impressa
Tipo Notícia

Apesar de muitas pessoas desejarem ter a sua casa própria, uma grande parcela vive em apartamentos alugados. Por ser de outro proprietário, é preciso entregar o imóvel do mesmo jeito que recebeu. Assim, não é possível derrubar paredes, construir um quarto a mais para a sogra ou pintar todos os cômodos com uma cor de sua vontade. Porém, mesmo que não seja feito tudo conforme o seu planejado, uma casa alugada ainda pode passar o sentimento de lar. Para isso, é essencial que alguns pontos sejam revisados para que a escolha da casa seja certeira.

 

Preço 

 

É importante fazer a conta dos futuros gastos, como IPTU, aluguel, condomínio. "A gente se depara com cliente que está entregando o imóvel meses depois porque pesou no orçamento", afirma Micheline. Além disso, Tibério Benevides, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci/CE), afirma que em um mesmo prédio, por exemplo, pode ter diferentes apartamentos para se alugar. Vale a pena conferir para comparar.

 

Imóvel

 

O recomendado é que se visite a casa em diferentes horários do dia para verificar a incidência de luz, a temperatura, a corrente de vento. Também, é fundamental ler as cláusulas da convenção de condomínio para ficar ciente quanto os horários que se pode fazer barulho, a circulação de animais de estimação, ou seja, as regras que os moradores estarão submetidos. Confira o nível de inadimplência com o síndico. Quanto mais inadimplentes, mais vai pesar no bolso.

 

Localização

 

O primeiro passo a ser dado é ver o leque de possibilidades de bairro que se encaixe melhor com suas necessidades. "Essa escolha geralmente é próximo ao trabalho, próximo onde os filhos estudam, região onde os pais moram. Eu recomendo isso até por conta do valor da gasolina", sugere Micheline Aires, gerente regional de locações da imobiliária Apsa. A comodidade é um dos aspectos mais importantes para que não sejam feitas viagens tão longas para locais tão corriqueiros como esses.

 

Infraestrutura

 

Converse com vizinhos da redondeza para saber quais são as condições de abastecimento de água, se falta com frequência. Também, avalie as instalações elétricas e hidráulicas para saber se estão com aspectos nas ordens. O presidente do Creci/CE sugere que se opte por prédios com elevadores se o apartamento estiver acima do terceiro andar. Além disso, fique atento quanto a presença de geradores de energia. Ninguém quer ficar no escuro no caso de apagões.

O que você achou desse conteúdo?