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Exploração visionária

Wenderson Nunes, diretor comercial da Porto Freire Engenharia, debate o investimento em áreas subestimadas

01:30 | 29/09/2018
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Apesar de acreditar que o mercado imobiliário é geralmente o último a sair da crise econômica, alguns sinais de melhora já podem ser pontuados por Wenderson Nunes, diretor comercial da Porto Freire Engenharia. Um deles é o crescimento do número de ofertas às construtoras de terrenos bem localizados, cujos donos aguardavam a retomada do aumento do valor do metro quadrado para disponibilizá-los à venda. Dessa forma, como o mercado de imóveis ainda não se encontra em seu ápice, ele acredita que o "momento do cliente" continua em vigor neste momento. Ou seja, tanto para pessoas comprando imóveis quanto para construtoras adquirindo terrenos, os ventos da barganha ainda sopram para quem está efetuando a compra.

 

De acordo com o diretor comercial da construtora, a Porto Freire explora áreas que eram desacreditadas a princípio, como aconteceu com o Parque del Sol, considerado o carro-chefe da empresa. Assim, os empreendimentos são construídos para suprir a demanda do próprio bairro e torna-o atrativo para moradores de outras regiões.

 

Devido à crise, também foi dada uma freada nos lançamentos. Dos quatro  projetos na manga aptos para serem lançados, o diretor comercial garante que pelo menos um deles será lançado em 2019. Enquanto a localização de dois foram reveladas, na Messejana e no Parque del Sol, as da outra dupla foram mantidas em sigilo. Em entrevista a Jocélio Leal, no programa Mercado Imobiliário da Rádio O Povo CBN, Wenderson Nunes também traz detalhes sobre a parceria feita com a URBE.ME e novidades a serem postas em prática pela Porto Freire em breve.

 

O Povo - A Porto Freire acabou se notabilizando por ficar concentrada naquela região do Parque del Sol. Foi a grande aposta e decisão que vocês tomaram lá trás ou é uma construtora que vai além daquela área?

 

Wenderson Nunes - Na verdade, nós somos uma construtora conhecida por valorizar regiões que, muitas vezes, as pessoas não valorizam. Por exemplo, a região do Parque del Sol era desacreditada. Era uma grande fazenda, vamos dizer assim. Assim como a região do Tabapuá, onde hoje temos em torno de 13 empreendimentos consolidados, como se fosse o Parque del Sol. Assim também como fomos para a região do Cocó, uma área onde o nosso prédio está lá em destaque. Entregamos agora em janeiro de 2018 um prédio um pouquinho distante daquela multidão de prédios. A gente procura áreas que não tem esse reconhecimento inicial e hoje são sucessos.

 

OP - Para qual lado da cidade ainda é possível encontrar áreas como essa?

 

Wenderson - Hoje a gente ainda tem terrenos, por exemplo, na Messejana, que é uma região bem populosa. A gente vê que algumas outras construtoras estão acreditando nessa região, que já lançaram lá, inclusive. A área como o José Walter também. Aquela partezinha da Messejana até a Maraponga são áreas ainda pouco exploradas, você vê mais empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida. Então são regiões um pouquinho mais longe da parte alta da cidade, mas que ainda cabe a gente explorar bastante.

 

OP - Vocês se sentem âncoras nesses bairros onde vocês foram?

 

Wenderson - Podemos dizer que sim. Essa questão de ser um visionário, o Dr. Jorge, o nosso presidente tem grande capacidade de visualizar terrenos em locais onde as pessoas não acreditam muito e fazer acontecer.

 

OP - No passado, a Porto Freire se notabilizou por um modelo de financiamento Prevcon. Aquilo foi muito inovador na época. O que vocês vislumbram como modelo, algum tipo de inovação que vá em uma linha do que vocês já conseguiram no passado?

 

Wenderson - Quando a gente trouxe aqui e implantou a preço de custo em Fortaleza, realmente foi uma mudança de pensamento. As pessoas não tinham facilidade de conseguir financiamento. Hoje é outra realidade, as pessoas têm mais facilidade de conseguir. O sistema ficou bem forte por conta disso, você não conseguia o financiamento, mas você conseguia realizar um sonho através de um pagamento facilitado, através da própria construtora. Depois que houve essa mudança no mercado, com essa facilidade dos bancos fazerem questão de financiar o imóvel para o cliente, a gente entrou na mesma onda. Deixamo o preço de custo e fomos para o preço fechado, onde o cliente compra e financia direto com o banco. Hoje a gente está buscando novas opções para o cliente, por exemplo, a gente fez uma parceria com o URBE.ME, que é um site que ajuda as pessoas a investir capital no mercado imobiliário a partir de R$ 1.000, por exemplo. Então a gente está buscando meios de inovar e de facilitar para os clientes adquirir o imóvel dele. Próximo mês, a Porto Freire está com uma novidade grande, que eu acredito que vai mexer com o mercado de Fortaleza. É uma parceria que a gente conseguiu com uma empresa de Curitiba, algumas pessoas já estão sabendo, mas eu quero deixar para o próximo mês. Vai ser uma facilidade para o cliente comprar um apartamento, desde a burocracia da comprovação de renda até a taxa de juros.

 

OP - O que você acha de parcerias de construtoras e incorporadoras com fintech?

 

Wenderson - A URBE.ME é uma fintech. A gente tem essa parceria já desde o começo do ano. A gente fez um teste e a gente teve uma receptividade muito grande no mercado. Deu certo, é tanto que o nosso Villa Gaudí, que é o nosso empreendimento lançado no ano passado, começou a obra já utilizando o recurso dessa fintech. Já existe no mercado e a Porto Freire está inovando mais nisso.

 

OP - A URBE.ME se posiciona como crowdfunding imobiliário. Como seria o modelo de "vaquinha" para comprar um imóvel?

 

Wenderson - Nesse caso, as pessoas estão investindo o dinheiro delas através do URBE.ME com a promessa de rendimento, por exemplo, de 120% CDI. Ela, na verdade, está comprando um título, um investimento que daqui para 2020, que é a nossa previsão, ela vai ter aquele dinheiro que ela investiu em um formato já maior, com uma remuneração para aquele dinheiro. Ela pode transformar esse recurso na compra de um imóvel.

 

OP - O senhor estava dizendo que vão lançar algo em breve. Vai ser nessa linha dentro do modelo de crowdfunding também?

 

Wenderson - Vai ser mais específico, direto para a compra da unidade. Então, você vai lá no nosso stand ou vai no nosso site, escolhe o apartamento e vai sair de lá com o preço definido e negociado, com parcelas bem menores do que as que o banco iria te oferecer. E se você tem dificuldade em comprovar renda, a gente também vai conseguir te subsidiar nisso aí.

 

OP - A Porto Freire é uma construtora que mira em que público e que tipo de produto vocês terão nesses novos lançamentos?

 

Wenderson - A gente tem produto Minha Casa, Minha Vida, como também temos apartamentos de R$ 1 milhão. A gente tem essa visão de que o momento é para apartamentos mais compactos, mas a gente também tem aquele cliente que gosta de ter todo mundo em casa. Se são três filhos, ele quer ter um quarto para cada um. A gente consegue passar classe A, classe B, classe C e chegar até o Minha Casa, Minha Vida. 

 

Fintech

 

Esse conceito surgiu a partir da união das palavras financeiro e tecnologia em inglês. Uma fintech é uma startup que objetiva a inovação e a desburocratização de operações financeiras por meio da tecnologia. Assim, é possível oferecer alguns produtos com menos custos em relação aos bancos, por exemplo, cartão de crédito sem anuidade.

 

Multimídia

Confira vídeo da entrevista com Wenderson Nunes em https://bit.ly/2IjlDaa

 

 

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