Logo O POVO+
Sustentabilidade inspiradora
Pop-Imoveis-E-Construcao

Sustentabilidade inspiradora

Empreendimento em São Paulo recebe certificação ambiental inédita no País e promete ser o primeiro life center brasileiro
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Um empreendimento totalmente green e com conceito de incorporação inédito no Brasil anuncia ser o primeiro life center do País, o Parque da Cidade, em São Paulo. Com previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2019, o complexo multifuncional será na área nobre da capital paulistana, no bairro do Morumbi, e reúne 10 edificações, sendo cinco torres corporativas, uma de escritórios, duas residenciais, um shopping e um hotel de luxo - o Four Seasons, que estreia a primeira operação no Brasil. O life center tem como eixo principal um parque linear de 62 mil m², aberto ao público e infraestrutura de restaurantes, teatro, playgrounds, ciclovias, entre outros atrativos. O conjunto de soluções dos projetos arquitetônico e paisagístico garante cuidar dos impactos ambientais, da qualidade de vida das pessoas e também dos benefícios para a região.

 

O Shopping Parque da Cidade já planeja a inauguração para este ano. Nele, haverá uma clínica do Hospital Albert Einstein, que ocupará uma área de 2,5 mil m² e promete ser o maior espaço de saúde dentro de um Shopping Center no País. A integração entre sustentabilidade e mobilidade se configura com estação de compartilhamento de bicicletas, áreas abertas de convivência e paisagismo funcional no teto com plantas nativas da região, incluindo o projeto de uma horta feita por ONGs de inclusão social. "Há pioneirismo em relação a sistemas automatizados de comunicação entre todo o empreendimento e, também, de coleta pneumática de detritos (a vácuo), uma tecnologia que transporta o lixo por tubos subterrâneos herméticos, a partir de uma série de entradas nos diferentes pontos de coleta, evitando contato humano e eventual contaminação", explica Francisco Pereira, diretor do grupo baiano Enashopp, responsável pela gestão do Shopping.

 

As características do Parque da Cidade já garantiram a inclusão do empreendimento no Climate Positive Development Program, iniciativa do grupo C40 Cities Climate Leadership, desenvolvida pela Fundação Clinton em parceria com o U.S Green Building Council, que atualmente apoia 18 projetos no mundo, escolhidos como referência para outros empreendimentos quanto ao desenvolvimento urbano e à redução da emissão de CO2. Também é o primeiro empreendimento a receber a certificação até então inédita na América do Sul, o LEED ND nível Silver (Neighborhood Development), concedido a empreendimentos capazes de impactar positivamente seus entornos.

 

O que você achou desse conteúdo?