Logo O POVO+
Repagine seus móveis
Pop-Imoveis-E-Construcao

Repagine seus móveis

Saiba quais as dicas para dar vida ao móvel de família ou àquele que está quase indo pro lixo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
Sabe aquele móvel usado, velhinho, que está para ser jogado fora ou que você quer muito continuar com ele porque tem valor afetivo? Ele tem jeito e não precisa ser descartado não. Algumas ferramentas podem reviver esse móvel, seja para deixá-lo mais moderno ou para preservar a história que ele conta. “O importante é manter o móvel sempre vivo, respeitar a originalidade e que ele faça sentido na composição do ambiente”, diz o arquiteto Max Frota.
 

A organização é fundamental nesse processo de recuperação. É preciso estudar onde o móvel vai ficar, se ele vai harmonizar bem com o ambiente, seja pelas cores ou estilo do projeto de ambientação. “Tem de respeitar a função para que aquele móvel se destina e entender suas dimensões, o tamanho do espaço que ele vai ficar, se ele é proporcional”, completa Max. 

[QUOTE1] 

Uma sugestão do arquiteto é que móveis antigos podem ficar no final de corredores, que dá a ideia de obra de arte.
 

“A maioria dos móveis pode ser repaginada. Tem alguns mais fáceis, como os de madeira, que tem uma superfície mais versátil e alguns mais trabalhosos, como os laminados, formicados e metálicos”, diz Eder Pereira da Silva, gerente de Serviços ao Mercado da Suvinil. Ele explica que os laminados e com fórmicas tem uma superfície muito lisa e dura, o que pode dificultar a recuperação, mas há produtos adequados a estes materiais.
 

Para móveis de metal ou madeira, é indicado um esmalte a base de água seca rápido, com sugestão de acabamento brilhante. Outro cuidado é com a ferrugem em móveis antigos com superfícies metálicas. Primeiro, tem que tratar a ferrugem para evitar que se propague depois de passar o esmalte. 

 

“Na madeira, que não tem a ferrugem, aplica o esmalte direto, seja qual for a  base do móvel”, completa Eder.
 

Além da pintura, Max comenta que existem outras ferramentas que também dão vida aos móveis. “Você pode acrescentar outra camada, fazer adesivagem, envelopamento, o mesmo feito em carros, laca... Tem muita possibilidade.” 

[FOTO2] 

 

Dicas
 

1
 

Se a superfície for de metal, retire toda a ferrugem antes. Se for de madeira, livre-se dos cupins.

2
 

Limpe toda a sujeira, gordura e poeira. Isso vai facilitar na aderência da tinta, adesivo, caneta e outros materiais. É importante que ele esteja seco.

3
 

Não precisa pintar o móvel todo. Às vezes, a recuperação de alguns detalhes já dão vida e fica mais bonito.

4


Pense em como o móvel vai ficar no ambiente. Deixe tudo harmonizado com a paleta de cores do espaço.

5
 

Pinte o móvel com uma cor mais intensa se você quer destacá-lo ou com cores mais neutras se o objetivo for preservá-lo, mas de forma discreta.

6


Pense além das tintas. Você pode grafitar o móvel ou criar mosaicos. 

O que você achou desse conteúdo?